Empresas de olho! Dia dos Namorados gera faturamento bilionário

No entanto, não são apenas os casais que aguardam ansiosamente pelo dia 12 de junho. O comércio brasileiro costuma ter um aumento considerável em suas vendas nas semanas que antecedem o dia da celebração.

Gundula Vogel Pixabay

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil projeta que aproximadamente 100 milhões de pessoas deverão gastar no Dia dos Namorados de 2023, no Brasil.

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

O índice é positivo e animador para as lojas, já que, caso o número alcançado seja esse, será um aumento de 8% se comparado com a quantidade de consumidores na data do ano passado.

Pixabay

A expectativa é que a data movimente mais de R$ 23 bilhões. O levantamento também indica quanto o brasileiro deve gastar nessa época do ano para comprar um presente para seu par: R$ 232,00.

- Imagem de MaryByrne por Pixabay

Esse número também é animador para os diversos setores do mercado, já que em 2022 a expectativa antes da data era que o brasileiro gastasse em média R$ 192, ou seja, R$ 40 a menos do que o valor deste ano.

Joel Santana - pixabay

Um dos itens mais visados pelo público na hora de comprar um presente para seu parceiro(a) é o vestuário. A variedade de opções se torna um atrativo, além de preços acessíveis.

Freepik

Já outra opção que tem bastante demanda nessa data é o perfume, ainda mais sendo um produto que está relacionado com beleza, conforto e romance. Por isso, lojas de beleza e cosméticos costumam vender mais antes do Dia dos Namorados.

Divulgação/ Silvana Martins

“Muitos comerciantes subestimam o Dia dos Namorados, porém, ele é uma das datas mais importantes do ano, ficando atrás, somente, do Natal e do Dia das Mães”, afirmou Manuela Rocha, especialista em marketing e varejo.

Freepik

Ainda de acordo com a especialista em marketing, o Dia dos Namorados é ótimo para o e-commerce (comércio eletrônico) já que as pessoas estão procurando, cada vez mais, presentes pela internet.

Pexels por Pixabay

Outro dado importante é trazido pelo Target Group Index: 12,5 milhões de pessoas consideram o Dia dos Namorados como uma das cinco datas mais importantes para se gastar dinheiro. O estudo destacou que a maior parte destas pessoas é casada e tem entre 18 e 44 anos.

steve buissine pixabay

Olhando mais a fundo esse estudo, 6 milhões de pessoas consideram o Dia dos Namorados como a data mais propícia para gastar em presentes. E desse montante, 80% são do sexo masculino.

Freepik

Apesar de ser uma data com viés romântico, uma parcela variada do mercado é influenciada positivamente com o aumento de vendas. Em 2022, as cinco regiões do país tiveram destaque em setores diferentes do comércio nacional.

Freepik

Na Região Nordeste, por exemplo, o setor com maior número de vendas foi o de beleza, enquanto na Região Centro-Oeste o destaque ficou por conta da alta demanda em eletrodomésticos e eletroportáteis.

Dids por Pexels

Veja mais Top Stories