A medida visa a reduzir em cerca de 55% as emissões de gás carbônico até 2030, entre os países que fazem parte do bloco!
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Atualmente, cerca de 12% dos carros novos vendidos na União Europeia já são elétricos.
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Pelo mundo, algumas cidades já tem se planejado inclusive para terem cada vez menos carros em circulação. Confira quais são!
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Paris, França
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Não é de hoje que a capital francesa é uma das pioneiras em priorizar os espaços para os pedestres. Em 2016, por exemplo, o cais inferior ao longo do Rio Sena foi totalmente destinado aos pedestres.
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Outra medida realizada por lá foi o aumento das ciclovias para reduzir o tráfego dos carros. A cidade ainda pretende acrescentar mais 180 km de ciclovias até 2026.
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Bogotá, Colômbia
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Bogotá é uma cidade em franco desenvolvimento; foi uma das primeiras do mundo a acrescentar ciclovias temporárias durante a pandemia e a população aprovou as mudanças de forma permanente.
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Milão, Itália
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Em 2020, a cidade italiana colocou em prática um plano para alargar as calçadas e expandir as ciclovias ao longo de 35 km de ruas que antes eram dedicadas à circulação de carros.
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A exemplo de Paris, Milão também aderiu ao plano “cidade de 15 minutos”, um novo conceito de planejamento urbano que visa a permitir que os cidadãos façam qualquer tarefa diária em menos de 15 minutos, seja de bicicleta ou a pé.
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Um novo distrito, chamado de “CityLife”, é a maior área livre de carros da cidade italiana e uma das maiores da Europa.
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Além disso, os turistas em Milão não precisam se preocupar com a falta de bicicletas, uma vez que o serviço de compartilhamento dispõe de mais de 300 estações pela cidade.
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San Francisco, Estados Unidos
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No início da pandemia de Covid-19, a cidade norte-americana lançou o programa “Slow Streets” (Ruas Lentas), no qual eram usadas sinalizações e barreiras a fim de limitar o tráfego de automóveis e facilitar a circulação de pedestres.
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Depois disso, dados indicaram que o tráfego de carros diminuiu em cerca de 50%. Nos dias de semana, houve um aumento de 17% na circulação de pedestres e de 65% na de ciclistas.
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Após o período de pandemia, quatro regiões da cidade mantiveram o projeto: Golden Gate Avenue, Lake Street, Sanchez Street e Shotwell Street
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Londres, Inglaterra
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Já está em curso um plano para tornar prioritário o trânsito de pedestres em cerca de metade das ruas da capital inglesa.
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Desde 2003, os motoristas têm de pagar uma espécie de pedágio para circular na região central de Londres nos horários de pico. Em 2010, a cidade começou a implantar longas rotas para os ciclistas.
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Seul, Coreia do Sul
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A capital coreana tem planos de ter três mil ônibus elétricos até 2025 com o propósito de incentivar o uso do transporte público. Além disso, a ideia é ter apenas veículos elétricos em circulação na cidade.