Piloto pousa avião em pane no meio de um rio e faz história!
Por Flipar | 30/05/2023
O voo doméstico iria de Nova York para o Aeroporto Internacional de Charlotte/Douglas, na Carolina do Norte, com escala em Washington.
Reprodução YouTube Aviões e Músicas
No comando estava o piloto Chesley Burnett Sullenberger III, às vésperas de celebrar seu 58º aniversário (em 23/1). Ex-piloto de caça, ela trabalhava em linhas aéreas civis desde 1980, quando deixou a Força Aérea dos EUA.
Ingrid Taylar - wikimedia commons
Em 15/1/2022, Sully postou mensagem no Instagram lembrando da data, que, segundo ele, mudou sua vida, a dos passageiros e a dos tripulantes.
Reprodução instagram @captsully
Sully também era especialista em segurança e engenharia de voo, além de piloto de planadores. Já seu co-piloto, Jeffrey Skiles, fazia o primeiro voo num Airbus A320 e tinha acabado de fazer um treinamento para este modelo de avião.
Reprodução YouTube Aviões e Músicas
Skiles estava preparado para auxiliar Sully justamente porque, no treinamento, encarou diversas simulações de situações de emergência no Airbus A320.
Reprodução YouTUbe Aviões e Músicas
O pouso de emergência foi feito porque o voo US Airways 1549 sofreu uma colisão com gansos canadenses, espécie comum na região (foto). Eram 15h27 quando aves bateram no avião e foram sugadas pelos motores, que perderam potência.
Alan D. Wilson wikimedia commons
O primeiro aviso à torre de controle foi às 15h27, dois minutos após a decolagem. A tripulação reportava a colisão com as aves e pedia autorização para retorno ao aeroporto de La Guardia. Passageiros viram fogo nas turbinas.
Reprodução do filme "Sully"
Controladores de voo indicaram uma pista disponível no La Guardia, mas Sullenberger disse que não conseguiria fazer a manobra. Ele ainda cogitou aterrissar em Nova Jersey, mas o avião tinha baixa altitude.
S. Bollmann wikimedia commons
Um cinegrafista amador filmou o avião passando a baixa altitude (foto). A situação era tão complicada que a aeronave passou a menos de 270 metros da ponte George Washington.
Reprodução TV Globo
Noventa segundos antes do pouso, Sully anunciou que haveria impacto e as comissárias de bordo instruíram os passageiros.
Reprodução Filme "Sully"
O avião aterrissou no rio apenas seis minutos após a decolagem do Aeroporto La Guardia, às 15h31, quando seguia a 240 km/h. Imagens gravadas mostram o momento (foto)
Reprodução TV Globo
A aterrissagem foi na altura de Manhattan. Os 150 passageiros e 5 tripulantes do avião parcialmente submerso foram evacuados pelas duas asas do avião e por escorregadores infláveis que foram ativados. Embarcações logo se aproximaram para o resgate, como Sully previa.
Izno /Falcorian wikimedia commons
Cinco pessoas sofreram lesões. Entre elas, a comissária Doreen Welsh, com cortes na perna. 78 pessoas tiveram ferimentos leves ou hipotermia, já que o frio era intenso. Ninguém morreu.
Reprodução TV Globo
O avião foi amarrado para não afundar, em meio ao gelo do rio, enquanto a remoção não poderia ser feita.
Reprodução TV Globo
O avião foi retirado do rio dois dias depois. Sullenberger foi aclamado como herói pela população e pela mídia, mas enfrentou uma investigação minuciosa sobre o caso.
Anthony Quintano wikimedia commons
Autoridades de aviação confrontavam a versão apresentada pelo comandante com suposições de outros motivos para o pouso emergencial.
Spyropk wikimedia commons
Durante seis meses, Sully ficou afastado das atividades para as investigações. Mas sua versão sobre o choque com os pássaros foi comprovada. Penas de aves (foto) foram encontradas nos motores.
Domínio público
Sully recebeu diversas condecorações. Até hoje, recebe prêmios e menções honrosas. Cada passageiro do avião recebeu uma carta de desculpas, uma compensação de US$ 5 mil e o reembolso da passagem aérea.
Reprodução instagram @captsully
Em 2009, Sullenberger lançou sua autobiografia "Highest Duty: Search For What Really Matters" ("O Dever Mais Elevado: Busca pelo que Realmente Importa"), escrito com Jeffrey Zaslow, do The Wall Street Journal.
Reprodução instagram
Sullenberger foi considerado pela Revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
reprodução instagram @captsully
Em 2010, ele se aposentou da atividade de piloto comercial. No ano seguinte, foi contratado pela CBS News como comentarista, especialista em aviação.