Deputado debocha de ‘sobrepeso’ de ministro: Veja como famosos reagem à gordofobia

"Vou falar daquele senhor que está com sobrepeso. Ele declarou que o STF e o governo vão regular a internet na marra. Rapaz, você não está em Cuba. Esse país é democrático, ele não é comunista, seu irresponsável", começou Chrisostomo.

- Reprodução TV Câmara

E ele continuou: "Aqui, na marra, não funciona. Se vier na marra, vai levar porrada do povo brasileiro, vem pra cima, vem".

Divulgação/Câmara dos Deputados da União

Dino, por sua vez, comentou: "Uma rádio é regulada? Sim. Uma TV? Sim. Um parlamentar? Sim. A família é regulada? Sim. Uma farmácia também, uma fazenda também, um banco também", começou.

- Valter Campanato/Agência Brasil

"Por que só as plataformas tecnológicas não podem ter regulação, se todas as atividades humanas, lucrativas ou não, têm regulação jurídica?”, completou o Ministro da Justiça e também senador, pelo Maranhão.

- Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já no final do ano passado, a atriz Mariana Xavier falou sobre outra face da obesidade: o estereótipo. Em entrevista ao portal "Uol", ela reclamou que só recebe oferta de papéis em que o foco é sua obesidade. Ela diz que merece personagens cuja parte física seja apenas um detalhe.

- Reprodução Instagram

“Vou seguir abordando pressão estética e gordofobia através das minhas personagens e até do compartilhamento das minhas vivências porque é um assunto relevante e que faz muita gente sofrer", disse.

- Reprodução Instagram

"Eu sinto que faz parte do meu papel social ampliar o debate sobre essas questões. Eu só não quero ficar restrita a elas. Eu tenho muito conteúdo além do assunto corpo"

- Reprodução Instagram

“A gente está evoluindo para ir além desses papéis. Hoje, graças a muito trabalho dentro e fora de cena, já faço publicidade para produtos fora do nicho ‘plus size’, consigo ser vista como uma mulher, uma atriz, sabe? Gorda é só uma das minhas características, não algo que me define"

- Reprodução Instagram

Para quem não se lembra, Mariana ficou famosa por interpretar Marcelina na série de filmes "Minha mãe é uma peça", de 2013 a 2019. A personagem é uma mulher acima do peso que sofre comentários maldosos até da própria mãe. A atriz está com 42 anos.

- Reprodução

Também no ano passado, a cantora e influencer Jojo Todynho levantou outro ponto além da gordofobia e do estereótipo: a aceitação. No ano passado, ela foi chamada de gorda por um seguidor, mas deu uma resposta afiada e pareceu estar de bem com seu corpo.  

- Reprodução Instagram

Na ocasião, Jojo postou uma foto com um macacão colado e decotado. Ela respondeu: "Teu julgamento não me define, só revela seu recalque”.

Reprodução Instagram

Então, o seguidor disse: “Nossa, vai fazer uma caminhada, emagrecer!”. Jojo deu outra alfinetada: “Faz por mim, amor, já que você está tão preocupado. Até porque não como na sua casa”.

Reprodução Instagram

Já o comediante Leandro Hassum contou que sofre com comentários de pessoas que dizem que ele perdeu a graça após ficar magro. Em 2015, fez a cirurgia de redução de estômago e perdeu mais de 60 kg. Ele conta que ainda faz exercícios e se alimenta bem para seguir magro.

Instagram @leandrohassum

"Fui e sou criticado. Antes o bullying eram meus quilos a mais. Hoje são meus quilos a menos. Assumo que por um tempo me incomodou", começou o comediante, em entrevista à revista "Quem", em julho de 2022.

Instagram @leandrohassum

"Inclusive 'amigos', ao longo da minha caminhada rumo aos 85 kg, tentaram me detonar, debochar, ridicularizar... Enfim, criando memes e muitas vezes até grupos de WhatsApp em que eu era a piada", acrescentou.

Instagram @leandrohassum

Ele conta que fez a cirurgia por estar mais preocupado com a sua saúde do que com a estética: "Quero me parabenizar por estar cuidando da minha doença OBESIDADE durante todo esse tempo", destacou Hassum, em publicação no Instagram, no final de 2022.

Instagram @leandrohassum

"Não foi e ainda não é fácil lidar com as críticas, comparações, pessoas duvidando das minhas capacidades pessoais e também profissionais. Passei e ainda passo poucas e boas", acrescentou o comediante.

Reprodução do Instagram @leandrohassum

Em 2016, em entrevista ao site "ego", Leandro Hassum já havia comentado  que muitas pessoas o criticam, dizendo que ele "perdeu a graça magro". 

Reprosução do Instagram @leandrohassum

"Sou um comediante muito à frente da minha barriga. Estou a mesma coisa, não tem diferença nenhuma na minha graça. O que muda é o tipo físico. Ser gordo era uma das minhas piadas e tenho muitas outras", comentou.

Reprodução do site observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/

"Algumas pessoas vão lá escrever que fiquei feio e acabado. Isso é uma extrema falta de educação e respeito! Não tenho o direito de virar para alguém, por exemplo, e dizer que a pessoa é feia”, acrescentou Leandro.

- Reprodução Instagram

Veja mais Top Stories