Estátuas super curiosas atraem turistas pelo mundo!

La mano ou Los Dedos - Escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na Praia Brava, em Punta Del Este, balneário no Uruguai. Inaugurada em 1982, é feita de concreto e plástico, com reforço de aço.

Reprodução do site terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional Foto Matt Rubens

A escultura do tubarão de fibra de vidro, de 7,5m de comprimento, invadindo uma casa em Oxford, na Inglaterra, foi criada em 1986, sem permissão, como protesto pela burocracia nas construções. Em fevereiro de 2022, o dono Bill Hanson-Heine (após 6 anos de batalha judicial) ganhou o direito de manter a estátua.

Reprodução do site g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro Reprodução

Kelpies - Esculturas em forma de cavalos de 300 toneladas que ficam na entrada do canal Forth and Clyde, em Falkirk, na Escócia. A lenda local diz que Kelpies são espíritos malignos que atraem as pessoas e elas se afogam.

reprodução redes sociais

Hanging Out - República Tcheca - Criada por David Cerny, a escultura representa o Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, pendurado num cano, no alto de um prédio, na rua Husova nº 4, em Praga. É tão realista que pessoas se assustam até se darem conta da estátua.

reprodução vaisemmedo.com.br

Pessoas no Rio - As esculturas criadas por Chong Fah Cheong retratam habitantes de Singapura, perto da Ponte de Cavenagh, uma das mais antigas do país.

reprodução redes sociais

Passe-Muraille - França - Criada em 1989 por Jean Marais, simboliza um homem que teria o dom de atravessar paredes, mas, de repente, perde essa dádiva e fica emparedado. Fica perto de Sacré-Couer, em Paris.

reprodução tamswitmark.com

Mihai Eminescu - Romênia - O monumento depende do horizonte para ser observado, na cidade de Onesti, no condado de Bacau. E é uma homenagem ao poeta mais famoso do país.

Divulgação areah.com,br

Bebê Gigante - Inglaterra - Quem visita os jardins do palácio Chatsworth House, em Derbyshire, construído no século XVII, não deixa de olhar a escultura criada por Marc Quinn. É um bebê gigante (de 7 meses, segundo o autor), apoiado no chão apenas com a mão. Parece que vai cair.

reprodução The World Architecture

Rinoceronte Suspenso - Alemanha - A escultura fica na Luisenplatz, uma praça em Potsdam. Passou a ser cartão postal da cidade. Tem gente que não passa embaixo de jeito nenhum.

Reprodução do site terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional Foto: Gertrud K

O Ouvinte (L'Ecoute) - França - Esculpida em 1986 por Henri Miller , está instalada perto da Igreja St. Eustache, na Place René Cassins, em Paris. E representa um homem de fisionomia calma, que se apoia sobre a mão para "ouvir" quem passa.

reprodução www.artipaint.com

Charles La Trobe - Austrália - Exposta em frente à Universidade La Trobe, em Bundoora, homenageia o fundador da Universidade de Melbourne. O autor disse que as faculdades devem surtir esse efeito nos estudantes: "virar as ideias de cabeça pra baixo".

reprodução lopes.com.br

Hipopótamos - Taiwan - Fica na capital Taipei. A ideia de mostrar hipopótamos brincando submersos no concreto partiu do diretor do zoológico da cidade, Chen Pao-chung.

Reprodução do site tudointeressante.com.br/2021

The Bean (O Feijão) - EUA - Inspirado no mercúrio líquido, o artista Anish Kapoor criou uma escultura gigante, feita de aço polido inoxidável, para distorcer as imagens da paisagem e de quem se aproxima. Fica no Millennium Park, em Chicago.

Mack Male wikimedia commons

Traffic Light Tree - Inglaterra - O escultor Pierre Vivant imitou uma árvore para refletir sobre a energia em Canary Wharf, na capital Londres. Só não vale se guiar por ela para atravessar a rua.

reprodução lopes.com.br

Colher com Cereja - EUA - Fica no Sculpture Garden (Jardim das Esculturas), em Minneapolis e pesa mais de 3.100 kg. É feita em aço inoxidável e alumínio e pintada em esmalte de poliuretano.

Reprodução do site terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional Foto: Meet Minneapolis

Brotherhood Mimetic - Nova Zelândia - Quatro esculturas assimétricas, feitas com espelhos triangulares, refletem de forma desordenada a paisagem ao redor. Criadas por Peter Trevelyan, elas ficam na área externa do Museu Te Papa na capital, Wellington.

reprodução casaejardim

Fantasma Negro - Lituânia - Faz parte do folclore de Klaipeda, onde, segundo a lenda, um fantasma emergiu do rio em 1595 para avisar aos guardas do castelo Memel que havia risco de falta de suprimentos. A escultura de 2,4m fica perto das ruínas do castelo.

Divulgação tripadvisor.com

Freedom (Liberdade) - EUA - O monumento mostra uma pessoa que aos poucos vai se soltando do emparedamento, até correr para a liberdade, deixando um buraco na parede. A obra em bronze foi criada por Zenos Frudakis (que está na foto), em 2001, na Filadélfia.

reprodução Zenos Frudakis

Maman - Escultura de uma aranha gigante, criada por Louise Bourgeois, feita de bronze e aço, com ovos de mármore. Fica em frente ao Museu de Arte e à Basílica de Notre Dame, em Ottawa, Canadá.

Reprodução do site terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional/ Foto: Jordan Oram

Jacaré Anticapitalista - EUA - Criada em 2001 por Tom Otternesse, faz parte da decoração da estação de metrô da 8th Avenue com a 14th Street, em Nova York. Um jacaré sai do esgoto para atacar um “capitalista” ilustrado com um saco de dinheiro no lugar da cabeça.

Reprodução do site terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional/ Foto Phillip Clifford

Viajantes no Vento (Reisende im Wind) - Alemanha - Os personagens gigantes verdes, criados por Martin Wolke, caminham em meio a uma tempestade que só eles sentem. A obra fica em Westerland.

Reprodução do site gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura Wikimédia Commons

Observador (Cumil) - Eslováquia - Fica na Rua Panská, na capital Bratislava. Criada em 1997 por Viktor Hulik. Uns dizem que representa o comunista que descansa por ter emprego garantido. Outros dizem que ele "olha as pernas das mulheres". Uma placa avisa: "Homens Trabalhando".

Repodução de site terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional Foto: Esther Lee

Os Viajantes (Les Voyageurs) - França - Criadas por Bruno Catalano, as obras que se integram à paisagem mostram que viajantes levam as memórias do passeio, mas também deixam uma parte deles para trás. Catalano tem obras desse tipo em vários países. Essas ficam em Marselha.

Reprodução do site gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura Reprodução

Tour de France - França - O maior campeonato francês de ciclismo ganhou um monumento divertido, com 18m de altura, que representa o terreno irregular da prova. A escultura muda de cor com a vibração do vencedor. Fica na Cordilheira dos Pireneus, na fronteira com a Espanha.

reprodução The World Geography

Veja mais Top Stories