Só em 2022, “A Lenda de Candyman”, “Amor, Sublime Amor” e “Duna” são alguns exemplos de refilmagens.
Reprodução / Duna
Até mesmo novelas estão embarcando nessa ideia, como o sucesso recente de “Pantanal”, na Rede Globo.
Reprodução / TV Globo
Mas algo interessante de se observar é que Hollywood sempre gostou de remakes e alguns deles muita gente nem sabe que são refilmagens. Quer saber alguns? Então confere aí!
Igor Ovsyannykov por Pixabay
“Scarface” (1983)
Reprodução / Scarface
O filme dirigido por Brian de Palma e estrelado por Al Pacino fez tanto sucesso que fez muita gente esquecer que existiu um original, "Scarface: A Vergonha de uma Nação", lançado em 1932. Inclusive, há algum tempo vem sendo ventilado mais um remake de "Scarface".
Divulgação
“Dragão Vermelho” (2002)
Reprodução / Dragão Vermelho
Esse filme, cuja história se passa antes dos acontecimentos do clássico “O Silêncio dos Inocentes” (1991), é na verdade um remake de “Caçador de Assassinos”, de 1986.
Reprodução / Caçador de Assassinos
“A Lagoa Azul” (1980)
Reprodução / A Lagoa Azul
Esse clássico, ícone das Sessões da Tarde, na verdade é uma refilmagem de outro filme de mesmo nome, lançado em 1949. A versão mais recente ainda chegou a ganhar uma continuação, em 1991, mas de menor repercussão.
Reprodução / A Lagoa Azul
“Onze Homens e Um Segredo” (2001)
Divulgação
O filme, que ficou marcado por ter um elenco estrelado – George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon e Julia Roberts, só para citar alguns –, é um remake de um longa de 1960. A versão original tinha Frank Sinatra e Dean Martin como atores principais.
Reprodução / Onze Homens e Um Segredo
A refilmagem fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, uma em 2004 e outra em 2007. Ainda teve uma versão só com mulheres, lançada em 2018 e protagonizada pela Sandra Bullock: “Oito Mulheres e Um Segredo”.
Reprodução / Oito Mulheres e Um Segredo
“O Professor Aloprado” (1996)
Reprodução / O Professor Aloprado
Outro clássico das tardes no Brasil, o filme protagonizado por Eddie Murphy é na verdade um remake de um outro de 1963, que trazia Jerry Lewis no papel principal.
Reprodução / O Professor Aloprado
“Dr. Dolittle” (1998)
Reprodução / Dr. Dolittle
Outra comédia popular com Eddie Murphy é um remake de “O Fabuloso Dr. Dolittle”, de 1967. A primeira versão foi um sucesso na época e chegou a ganhar dois Oscars: Melhores Efeitos Especiais e outro de Melhor Música Original.
Reprodução / O Fabuloso Dr. Dolittle
A versão com Eddie Murphy ainda ganhou uma continuação, lançada em 2001, e um novo remake, lançado em 2020, mas dessa vez protagonizado por Robert Downey Jr.
Reprodução / Dolittle
“Os Infiltrados” (2006)
Reprodução / Os Infiltrados
O longa que finalmente consagrou o diretor Martin Scorsese com um Oscar de Melhor Diretor é uma refilmagem de “Conflitos Internos”, um thriller chinês lançado em 2002.
Reprodução / Conflitos Internos
“A Identidade Bourne” (2002)
Reprodução / A Identidade Bourne
Protagonizado por Matt Damon, o longa foi sucesso absoluto de público e crítica. O que muita gente não sabe é que ele é um remake/adaptação de uma minissérie homônima, de 1998, estrelada por Richard Chamberlain.
Divulgação
“Cidade dos Anjos” (1998)
Reprodução / Cidade dos Anjos
O filme, estrelado por Nicolas Cage e Meg Ryan, é um remake do longa alemão “Asas do Desejo”, de 1987. Apesar de não ter ganhado a fama da refilmagem, o original é considerado um clássico cult por muitos críticos.
Reprodução / Asas do Desejo
“Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (2011)
Reprodução / Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Esse suspense, dirigido pelo David Fincher (de “Seven: Os sete crimes capitais”), é um remake de um filme Sueco, de mesmo nome, lançado em 2009. Muitos críticos defendem que a versão original é ainda melhor.
Reprodução / Os Homens que Não Amavam as Mulheres
“O Chamado” (2002)
Reprodução / O Chamado
O terror protagonizado por Naomi Watts foi uma verdadeira febre das locadoras no início dos anos 2000, mas sim, ele é um remake do japonês “Ring: O Chamado”.