Balão cai e pega fogo perto de hospital: Perigo aumenta nessa época do ano

Esses dois casos mostram que a prática de soltar balões, embora seja um crime, continua a atrair muita gente, pondo em risco a vida de inocentes.

Montagem Flipar

A festa junina é um momento de descontração e alegria, que pode acabar se tornando um pesadelo por causa do aumento do número de balões.

Divulgação Prefeitura de Caruaru Felipe Correia FlickR

A soltura de balões cresce consideravelmente entre os meses de abril e junho, período em que começam os preparativos em homenagem a São Jorge, dia das mães e também das festas juninas.

Youtube/ Lino Alexandre

O Artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais determina: “Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios tanto florestais quanto urbanos tem pena de um a três anos de prisão ou multa.”

Reprodução TJ-RS

Um balão pode cair aceso em residências ou estabelecimentos comerciais, industriais ou de serviço, causando grandes prejuízos patrimoniais e pondo a vida das pessoas em perigo.

Freepik

Os incêndios causados por balões também podem impactar diretamente no meio ambiente. Em 2021, por exemplo, mais de 76% dos 239 focos em São Paulo tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, entre elas fogos gerados por balões.

Youtube/ Band Jornalismo

Nos cinco primeiros meses de 2022, foram apreendidos em São Paulo 60 balões por meio dos patrulhamentos e atividades de inteligência e fiscalização. A informação é da Policia Militar Ambiental.

Youtube/ Lino Alexandre

O incêndio florestal danifica drasticamente a vegetação, causa a morte de animais silvestres, agrava a poluição do ar, diminui a fertilidade do solo e gera problemas de saúde na população.

Hans Pixabay

Desde 2010, o estado de São Paulo mantém o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O objetivo do projeto é diminuir os focos de incêndio na região.

Freepik

“A partir do momento em que o balão é solto, o indivíduo não tem mais o controle sobre ele. O objeto pode muito bem cair em qualquer área de risco", ressaltou o tenente Abdias Fernando Sales, do 6º Grupamento de Bombeiros da Baixada Santista em entrevista ao jornal A Tribuna.

Youtube/Robson Moreira balão junino

O estado do Rio de Janeiro também sofre muito com esse crime. Em 2017, um balão caiu no telhado do Riocentro. No ano seguinte, mais um incêndio no mesmo centro de convenções.

Reprodução/Band

Em 22/8/2021, a APA Estâncias de Pendotiba, em São Gonçalo, foi atingida por um incêndio de grandes proporções. Balões são uma das principais causas de queimadas na região e se tornaram um grande problema para as autoridades.

Divulgação

"Não adianta apenas o poder público investir em ações de reflorestamento se a população não se conscientizar que soltar balões é crime”, destacou o subsecretário de Meio Ambiente da época, Gláucio Brandão.

Pixabay

A presença de balões no ar pode ainda oferecer sérios riscos à aviação.

Montagem Flipar

No dia 7/5, a presença de um balão obrigou um avião a retardar a sua aterrissagem quando a aeronave se aproximava da pista no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Reprodução Aviation TV

Em 21/5, três balões sobrevoavam o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e isso gerou um alerta no terminal.

Reprodução de vídeo

Um dos balões caiu na pista e pegou fogo. Por sorte, não houve acidente. E o incêndio foi apagado rapidamente pela equipe da concessionária.

Reprodução de vídeo

Veja mais Top Stories