Vini Jr é vítima de racismo na Espanha: Desta vez teve coro!

Em nota, o clube manifestou “repulsa” e afirmou que acionou a Procuradoria-Geral do Estado por crime de ódio e discriminação.

flickr daniel

“Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito”, disse um trecho da mensagem.

reprodução instagram

O time espanhol também divulgou uma imagem em que mostra uma reunião do presidente Florentino Pérez com o jogador brasileiro.

divulgação real madrid

No domingo, Vini denunciou parte da torcida do Valencia por gritar a palavra “mono” (macaco em espanhol) durante o segundo tempo de jogo, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.

reprodução espn

A partida chegou a ficar paralisada por cerca de oito minutos. Nos momentos finais, o jogador brasileiro ainda foi expulso depois de se envolver em uma confusão com o goleiro Mamardashvili.

reprodução espn

Após o término do jogo, o atleta brasileiro recorreu às redes sociais e afirmou que sua expulsão foi um "prêmio por sofrer racismo".

reprodução instagram

Em outra postagem, o jogador lamentou que essa não é a primeira vez que isso acontece e não descartou uma eventual saída do clube madrilenho.

reprodução twitter

Até o fim de março, a La Liga – como é chamado o campeonato espanhol – já havia registrado oito denúncias de racismo contra Vinícius Júnior só nesta temporada.

divulgação

Em comunicado divulgado após o jogo, a Liga anunciou que já solicitou todas as imagens disponíveis para apurar o caso e tomará "todas as medidas cabíveis".

reprodução espn

O Valencia emitiu um comunicado condenando "qualquer tipo de insulto, ataque no futebol". O clube manifestou sua oposição à violência física e verbal nos estádios e expressou lamento pelo incidente ocorrido durante a partida.

reprodução twitter

No entanto, o clube classificou o ocorrido como um "incidente isolado" e se comprometeu a tomar "as medidas mais rigorosas" após a conclusão da investigação.

divulgação

O assunto invadiu as redes sociais do mundo inteiro e inúmeros clubes, entidades, jornais, atletas e personalidades do esporte – e até de outras áreas – se manifestaram sobre o caso.

montagem / reprodução twitter

Nomes como Neymar, Mbappe, Lewis Hamilton, Gabigol e Ronaldo Fenômeno são só alguns dos que se manifestaram a favor do atacante do Real Madrid.

reprodução instagram

Vários usuários também fizeram publicações acusando a entidade de ser conivente com os casos de racismo.

reprodução twitter

O presidente Lula manifestou solidariedade ao jogador brasileiro e cobrou as autoridades espanholas: "É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol".

reprodução g1

No próprio domingo, o Ministério da Igualdade Racial já havia anunciado que iria notificar autoridades espanholas e a La Liga por conta do ocorrido.

reprodução instagram

O presidente da La Liga, Javier Tebas, se manifestou após a partida por meio de suas redes sociais e chegou a insinuar que o atacante do Real Madrid exagera quando acusa a liga de ser negligente.

wikimedia commons SubiGol1986

O jogador brasileiro respondeu e disse que, em vez de criticar os racistas, o presidente da La Liga aparece nas redes sociais para atacá-lo.

reprodução twitter

Também não foi a primeira vez que o dirigente rebate o brasileiro após um episódio de racismo. Depois de ser chamado de “macaco” em uma partida contra o Valladolid, no fim de dezembro de 2022, Tebas disse que o jogador deveria “se informar melhor” a respeito do que a Liga faz para coibir tais atitudes.

flickr web summit

A Puma, uma das principais patrocinadoras da La Liga e uma das maiores fornecedoras de material esportivo do mundo, manifestou solidariedade a Vini Jr. e condenou “qualquer forma de discriminação”.

divulgação

Da mesma forma, o banco Santander, que dá nome à Liga, disse que “repudia veementemente qualquer forma de preconceito ou racismo".

domínio público

Na coletiva após o jogo, o treinador do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti se recusou a falar sobre qualquer outro assunto que não o episódio ocorrido com Vinícius.

reprodução espn

“Não quero falar de futebol. Vocês querem falar de futebol? Foi mais que uma derrota. Não parece? Eu sou muito calmo, mas aconteceu algo que não pode acontecer. [...] Algo está muito errado nesta liga. Nada acontece”, desabafou o treinador.

reprodução espn

Nascido em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Vinícius Júnior começou a carreira no Flamengo, onde se tornou ídolo da torcida com apenas 17 anos de idade.

wikimedia commons real madrid

Veja mais Top Stories