
Eles são utilizados para cultivo de plantas e vegetais para o consumo humano
De forma geral, a agricultura é caracterizada como um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas e vegetais a fim de obter diferentes produtos. Em alguns casos, esse procedimento pode ocorrer de forma orgânica e saudável para a natureza e o ser humano. Contudo, dependendo das técnicas utilizadas, ele pode ser invasivo e prejudicial para ambos.
Agricultura tradicional
A agricultura tradicional pode ser caracterizada como o cultivo de determinada cultura sem a utilização de defensivos agrícolas, sementes não selecionadas (transgênicos) e sem a correção do solo. Com essas características, a produção é baixa.
> Aprenda sobre processo de extração e produção do petróleo
Agricultura moderna
A agricultura moderna é caracterizada pelo cultivo intensivo em pouco espaço. Com o auxílio de técnicas modernas, máquinas (tratores e colheitadeiras), correção do solo, sementes selecionadas e fertilizantes, esse tipo de procedimento consegue garantir uma alta produtividade.
Revolução verde
Foi uma revolução biotecnológica (década de 60) para aumentar a oferta de alimentos e, com isso, combater a fome. Não conseguiu eliminar o problema da fome e provocou uma aceleração na desigualdade fundiária.
> Estude para o Enem: conheça 10 bacias hidrográficas brasileiras
Agrossistemas alternativos
Os agrossistemas alternativos são formas de produção ecologicamente corretas (produtos orgânicos, no qual não são utilizados agrotóxicos) para amenizar os problemas sociais e ambientais. Não há adição de substâncias químicas, mas o produto final (saudável) é pequeno em quantidade (se comparado com a população) e, devido ao alto preço, fica pouco acessível. Para a harmonia do homem com o meio ambiente, os agrossistemas alternativos estão crescendo cada vez mais, o que garantirá, daqui há um certo tempo, produtos saudáveis com um preço acessível.
Prepare-se para o Enem: estude sobre outros conteúdos cobrados nas provas