Madrugada terá chuva de meteoros
Vitoria Rondon
Madrugada terá chuva de meteoros

Astrônomos especulam que fenômeno poderá ser visto no Brasil

O mês de maio encerrará com uma chuva de meteoros na madrugada desta terça-feira (31). E uma boa notícia é que o evento natural poderá ser visto em grande parte do território nacional.

Isso porque partes fragmentadas de um cometa chamado ‘73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3)’ poderão iluminar o céu com o corpo celeste. Segundo informações do Observatório Nacional, a chuva de meteoros, também denominada ‘TauHerculids’, poderá ter mais de 100 mil corpos celestes caindo do céu em apenas 1 hora.

Apesar das informações, em nota ao Observatório Nacional, o astrônomo Marcelo De Cicco alertou que não é possível dizer com precisão qual será a intensidade dos meteoros. “Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros.”

> Horóscopo: veja a previsão completa de junho para os 12 signos

A chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil? 

Segundo o astrónomo, os corpos celestes serão mais visíveis no hemisfério norte, já que a altura do radiante no momento do pico, que será entre 1h55 e 2h10 da manhã, favorece a observação nesta região. Porém, não está descartada a hipótese dos brasileiros também poderem contemplar o belo espetáculo. Os habitantes mais próximos da linha do equador serão os que terão maior probabilidade de ver a chuva de meteoros.

Lua nova favorecerá o fenômeno

Segundo Marcelo De Cicco, a fase da Lua também pode favorecer para que a chuva de meteoros possa ser vista. “A Lua estará na fase Nova, portanto, não atrapalhará a visibilidade desses meteoros que serão, em sua maioria, menos brilhantes que o usual por conta de sua baixa velocidade de entrada em nossa atmosfera”, disse o astrônomo.

Como observar o fenômeno? 

Para observar a chuva de meteoros, o astrônomo recomenda que os moradores das regiões Norte e Nordeste do Brasil fiquem atentos à direção Noroeste e se afastem das cidades muito iluminadas.

“As latitudes próximas à cidade de Manaus e logo acima dela serão as que terão melhor posição para testemunhar esse possível espetáculo, raro e inspirador! Também recomendamos que procurem um lugar bem escuro, afastado das luzes de cidades grandes, em um local seguro, para curtir este fenômeno astronômico”, completou.

Confira outros conteúdos sobre astrologia.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários