Estude para o Enem: conheça 10 problemas ambientais que afetam o planeta
Redação EdiCase
Estude para o Enem: conheça 10 problemas ambientais que afetam o planeta

Descubra como são causados e quais são as consequências dos principais problemas ambientais

Por Tao Consult

São vários os problemas ambientais existentes no planeta, como poluição e desmatamento. Em quase todos os casos, eles são de responsabilidade humana, que, por sua vez, vem observando as consequências de suas ações contra o meio ambiente.

Tipos de argumentação: veja maneiras de enriquecer o desenvolvimento da sua redação

1. Poluição do ar

A poluição do ar é causada pela emissão de gases poluentes, principalmente o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2). Produzidos pelas indústrias e veículos automotores, todos esses gases são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

2. Poluição das águas

A poluição das águas é causada, principalmente, pela grande quantidade de lixo e esgoto jogado nos rios e mares. Além disso, o descarte incorreto de lixo e um inadequado tratamento de esgoto também colaboram com o problema.

3. Ilha de calor

A ilha de calor é o aumento da temperatura em determinados pontos de uma cidade. Esse problema é causado pela concentração de concreto (prédios, asfaltos e vidros).

4. Inversão térmica

A inversão térmica ocorre quando a poluição do ar impede a troca normal de temperatura do ar na superfície: o ar frio e pesado fica em baixo (com as partículas da poluição) e o ar quente e mais leve fica em cima.

Classes gramaticais: conhecimento é fundamental para melhorar a escrita e o desempenho em provas

Gases poluentes contribuem para o efeito estufa
Gases poluentes contribuem para o efeito estufa (Imagem: Shutterstock)

5. Efeito estufa

O efeito estufa é o aumento da temperatura do planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. É chamado de estufa, pois o planeta mantém a temperatura aquecida.

6. Erosão

A erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo. Ele ocorre devido ao uso e ocupação irregular de diferentes áreas, como encostas, margens de rios, e pelo excesso de peso das edificações em cima do solo.

Dicas de português: confira regras para uso do hífen

7. Chuva ácida

A chuva ácida nada mais é do que uma chuva com componentes ácidos, como óxidos de enxofre e nitrogênio. Ela ocorre quando esses gases poluentes reagem com a água da umidade do ar.

8. Enchentes

As enchentes ocorrem, simplesmente, quando a chuva não tem para onde escoar. Elas podem causar inundações, desmoronamentos e proliferação de doenças, como malária e leptospirose.

Queimadas e remoção de vegetação caracterizam o desmatamento
Queimadas e remoção de vegetação caracterizam o desmatamento (Imagem: Shutterstock)

9. Desmatamento

O desmatamento é caracterizado pela remoção da vegetação nativa de uma determinada área. Ele pode ocorrer por meio de queimadas ou corte direto de uma plantação.

Aplicativos para organização dos estudos

10. Poluição sonora

A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição de um determinado espaço. Geralmente, esse problema se dá nos grandes centros urbanos, sendo consequência da concentração de indústrias, comércios e veículos.

Prepare-se para o Enem: estude sobre outros conteúdos cobrados nas provas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!