Dois adolescentes espanhóis, de 17 e 18 anos, sã procurads pela polícia por maltrato animal após publicarem um vídeo no qual aparecem “jogando futebol” com uma galinha - usando-a como uma bola.
O caso aconteceu em la Rioja, na Espanha , no final de fevereiro deste ano. Porém, as imagens foram publicadas nas redes sociais posteriormente.
Os vídeos, de acordo com El Confidencial , mostram vários adolescentes reunidos no maltrato, e chutando mais de um animal. Apenas dois foram identificados por meio da publicação.
O vídeo viralizou no país, gerando indignação por parte da população e aumentando debates sobre crueldade animal. A polícia começou uma investigação.
"Investigamos dois jovens por usar uma galinha como bola de futebol durante a festa de Los Quintos em Villamediana de Iregua, La Rioja. Chutaram e bateram no animal com grande crueldade, enquanto um grupo de jovens aplaudia", diz a corporação, em nota.
Pena por maltrato a animal
De acordo com a lei da Espanha, apenas pessoas maiores de 18 anos poderiam ser presas por esse crime. Portanto, apenas o garoto mais velho está com mandado de prisão.
Outra punição passível é apreensão de animais domésticos e impedimento de ter animais ou trabalhar/estudar perto deles durante cinco anos. A pena máxima de prisão é dois anos.