Pica-pau-bico-de-marfim e Pica-Pau: pássaro inspirou desenho animado que é sucesso no Brasil
Reprodução Wikimedia Commons/Reprodução
Pica-pau-bico-de-marfim e Pica-Pau: pássaro inspirou desenho animado que é sucesso no Brasil

Foi o fim de uma era. Em 2021, o pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem do desenho de sucesso Pica Pau, foi declarado extinto pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

A espécie foi vista por pesquisadores pela última vez em 1944, na Louisiana. Desde então, é procurada incansavelmente por apaixonados e cientistas, e até então estava em uma lista dos ameaçados de extinção.

Ao lado do icônico pica-pau, outras 22 espécies de pássaros, peixes, mexilhões e animais selvagens também foram declarados extintos.

A causa da extinção, em partes, foi causada pela exploração descontrolada de madeira. Alguns especialistas apontam que ele nunca foi uma espécie comum, pois precisa de condições muito específicas para viver. Com a extração das árvores, ele ficou cada vez mais escasso.

Leia Também

Os outros motivos, claro, são a frequência com que ele era alvo de caçadores e colecionadores, e as mudanças climáticas, segundo informações do Centro de Diversidade Biológica dos Estados Unidos.

Outra hipótese investigada é a relação com o pássaro estorninho, considerado uma praga capaz de destruir lavouras e transmitir doenças. Segundo pesquisadores, quando não se alimentam de ovos de outras espécies, o estorninho o arremessam do ninho, desalojando quem por lá estiver.

Há a possibilidade de estorninhos terem simplesmente destruído ninhos do pica-pau-bico-de-marfim antes que os ovos pudessem ser chocados.

Os apaixonados por pássaros, no entanto, terão que continuar se contentando apenas com a visão do personagem. De acordo com a Revista Superinteressante, o Pica-Pau foi o primeiro desenho a ser exibido na televisão brasileira. Estreou um dia após a inauguração da TV Tupi, em setembro de 1950. No início, não havia dublagem: os curtas eram exibidos em inglês, com legendas, e ainda hoje é um dos desenhos mais exibidos no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!