Mulher encontra em seu jardim um artefato romano que vale mais de 10 mil libras
Descoberta ocorreu no Reino Unido; ainda não se sabe ao certo como a pedra chegou até lá
Uma mulher descobriu em seu jardim um raro artefato romano datado do século 2 d.C (depois de Cristo). A descoberta, que ocorreu no Reino Unido, foi divulgada em comunicado pela casa de leilões Woolley & Wallis, que pretende leiloar a peça neste ano.
A pedra vale entre 10 mil a 15 mil libras esterlinas (cerca de R$72 mil a R$108 mil), de acordo com especialistas. Ainda há grande mistério por trás dele, já que não se sabe ao certo como chegou até o Reino Unido.
"É possível que o artefato tenha entrado no Reino Unido entre os séculos 18 e 19, quando aristocratas ricos viajavam pela Europa aprendendo sobre arte e cultura clássicas. Mas o que é um mistério completo é como acabou num jardim doméstico", informou Will Hobbs, especialista em antiguidades da casa de leilões.
Ele ainda disse que procura informações com a população local para tentar entender como o artefato foi parar na região.
Segundo o site IFLScience, a pedra possui várias coroas de louros romanos. Esse tipo de enfeite era muito comum no Império Romano , pois era símbolo de vitória e triunfo dos comandantes. É possível ainda que o objeto tenha se originado na Grécia ou na Ásia Menor , hoje na Turquia.