A emissora DR, versão dinamarquesa da BBC, tem uma nova série animada voltada para crianças de quatro a oito anos sobre John Dillermand, o homem com o pênis mais longo do mundo . O personagem supera dificuldades e desafios com seu órgão genital que quebram recordes.
Não é de surpreender que a série tenha provocado debates
sobre o que um programa infantil de TV deve ou não conter.
Desde a estreia no sábado (03), muitos espectadores estão condenando a ideia de um homem que não consegue controlar seu pênis. "Esta é realmente a mensagem que queremos enviar às crianças enquanto estamos no meio de uma enorme onda de Covid-19?", escreveu a escritora dinamarquesa Anne Lise Marstrand-Jørgensen.
Christian Groes, professor associado e pesquisador de gênero na Universidade de Roskilde, disse acreditar que a celebração do programa sobre o poder da genitália masculina só poderia prejudicar a igualdade
. "Está normalizando a 'cultura do vestiário', que tem sido usada para desculpar muitos maus comportamentos dos homens. Era para ser engraçado, mas não. E estamos ensinando isso aos nossos filhos."
Mas Erla Heinesen Højsted, psicóloga clínica que trabalha com famílias e crianças, disse acreditar que os oponentes do programa podem estar pensando demais nas coisas. "John Dillermand fala com as crianças e compartilha sua maneira de pensar - e as crianças realmente acham os genitais engraçados."
Erla, porém, admitiu que o momento era ruim
.
O passado condena
A emissora DR tem a reputação de ultrapassar limites - especialmente com as crianças.
Um personagem forte na programação infantil é Onkel Reje, uma figura popular que amaldiçoa as pessoas , fuma cachimbo e evita tomar banhos. Outro personagem, Ultra Smider Tøjet, causou indignação em 2020 por apresentar a crianças de 11 a 13 anos um painel de adultos nus .
A DR respondeu às últimas críticas
dizendo que poderia facilmente ter feito um programa "sobre uma mulher sem controle sobre sua vagina" e que o mais importante era que as crianças gostavam de John Dillermand.