A epidemia do novo coronavírus fez com que um comerciante japonês tivesse uma ideia para lá de interessante: criar uma máscara hiper-realista que modela as características do rosto de outra pessoa em três dimensões.
As máscaras de Shuhei Okawara não protegem contra o vírus, mas "emprestam" a aparência exata de um adulto japonês não identificado cujas características foram impressas nelas.
"Eu pensei que seria divertido fazer isso", disse ele à Reuters. As máscaras estarão à venda no início do próximo ano por 98.000 ienes ( R$ 4.800
) cada em sua loja em Tóquio, local conhecido pela venda de produtos e acessórios para festas e apresentações teatrais.
Okawara escolheu seu modelo, a quem pagou 40.000 ienes (R$ 1 mil) pelos "direitos faciais", de mais de 100 candidatos que lhe enviaram suas fotos quando ele lançou o projeto em outubro. Um artesão retrabalhou a imagem vencedora, criada em uma impressora 3D .
As pesquisas iniciais sugerem que a demanda pelas máscaras será grande, disse Okawara. "Como costuma acontecer com os clientes da minha loja, não há tantas pessoas que compram (máscaras) para fins específicos. A maioria as vê como peças de arte."
Ele planeja adicionar gradualmente novos rostos , incluindo alguns do exterior, à coleção.