Astúcia do inseto pegou comunidade científica de surpresa
Reprodução
Astúcia do inseto pegou comunidade científica de surpresa


Por causa de seu tamanho pequeno, os besouros d'água já poderiam ter sido extintos- mas, graças a estratégias de sobrevivência fora de comum , eles "permanecem vivos" depois que os predadores os comem.

Uma das mais recentes experiências mostra alguns desses insetos - da espécie Regimbartia attenuata - que sobreviveram a uma jornada pelo intestino de uma rã e saíram vivos pelo ânus do predador, de acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology.


A descoberta ficou a cargo do ecólogo Shinji Sugiura, da Universidade de Kobe, no Japão, e da sua equipe de pesquisadores. 

O experimento

Você viu?

Uma rã - da espécie Pelophylax nigromaculatus  - devora o inseto, que sobrevive sem danos após passar por todo organismo do anfíbio. Até então, suspeitava-se que as rãs regurgitavam o besouro, que se move irregularmente pelo mesmo orifício que entrou.


Segundo o estudo, 93% dos 14 besouros que foram engolidos pela rã fugiram pelo ânus do animal em cerca de quatro horas, às vezes embolado em fezes. A fuga mais rápida levou apenas 6 minutos.

O besouro aquático é um exímio nadador, pois evoluiu para respirar debaixo d’água e usar as suas pernas para se movimentar. Sua adaptação permite que ele fique tempo suficiente dentro do sapo até o momento em que "volta à liberdade".



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!