Um grupo de cientistas russos sofreu um naufrágio após ser atacado por uma morsa durante uma expedição ao conjunto de ilhas Terra de Francisco José, território inóspito ao norte da Russia . Por sorte, o grupo estava acompanhado de uma segunda embarcação auxiliar que realizou o resgate dos pesquisadores.
Leia também: Tubarão quase vira barco com pescadores depois de ser fisgado em mar da Flórida
A marinha russa afirmou em comunicado que não foi esclarecida a real causa para o ataque da morsa , mas que era especulado que o animal tenha se revoltado após sentir seus filhotes ameaçados já que estes estavam próximos do barco. Os russos também disseram que essa não foi a primeira adversidade com morsas vivida pelo grupo durante a expedição. Durante uma das paradas que o barco fez, pesquisadores tiveram que fugir de uma morsa fêmea que estava com seus filhotes na água. O animal teria se enfurecido e atacado o barco.
As autoridades russas também disseram que muitos incidentes com morsas puderam ser evitados durante a viagem graças ao auxílio de militares da Frota do Norte que conseguiram coordenar estratégias evasivas para desviar os barcos das morsas na água sem prejudicar os animais.