Um pub localizado no balneário de Benidorm, na província de Alicante, foi denunciado por crime de ódio após imagens do local oferecendo o serviço de "aluguel de anões" viralizarem nas redes sociais.
Segundo informações do jornal The Mirror, os turistas que denunciaram o caso afirmaram que os donos do estabelecimento também colocavam alguns anões para realizar espetáculos e até shows de striptease: "eles eram tratados como palhaços".
Leia também: Vizinhos trocam pedradas por causa da senha do wi-fi, na Colômbia
Um deles, inclusive, fotografou o cartaz na porta do pub , que oferecia o serviço de aluguel com os dizeres: "Quer alugar um anão? Pergunte no bar para mais detalhes ou nos mande mensagem no Facebook".
Já o cartaz que anunciava o show "O Anão ", e era distribuído no local, mostrava um homem com nanismo vestido com diversas fantasias e informava que haveria um 'striptease ao vivo' durante a apresentação.
Apesar das críticas, um dos sócios do bar, identificado como Cayetano, defendeu a atividade realizade no local, afirmando que o anão é contratado da casa e recebia como um funcionário, assim como acontece com os garçons. Porém, afirmou que os shows foram cancelados.
Leia também: Vídeo flagra milhões de insetos invadindo cidade norte-americana; assista
De acordo com o comitê espanhol que representa pessoas com deficiência (CERMI no termo original), as autoridades de Alicante já abriram uma investigação para apurar se o local explorava pessoas com nanismo.