Um museu de cera em Shenyang, na província chinesa de Liaoning, agora exibe a sua própria réplica do presidente norte-americano, Donald Trump. Ou, pelo menos, essa era a ideia.
Leia também: Veja tudo sobre Donald Trump
O Trump de cera do Hagen Wax Museum foi criado em homenagem à primeira visita de Donald Trump ao país, que ocorreu na última semana. O museu fica em um shopping center chinês.
Mais magra e penteada que o normal, a estátua se assemelha pouco ao republicano. O corpo é menor que o natural e falta-lhe o topete característico.
Nas redes sociais, fotos da estátua de cera viraram motivo de piada. "Os cara do museu de cera de Shenyang miraram no Donald Trump e acertaram no Roberto Leal", escreveu um internauta no Twitter. "E na estatua de cera em exibição em Shenyang, Trump parece o Ted Boy Marino", comparou outro.
Além da pouca semelhança com o presidente dos Estados Unidos, a exposição da obra traz outra curiosidade: Trump não é exibido em um contexto político, mas de Hollywood.
Trump é visto ao lado de atores e aparece em frente a um painel relacionado ao Oscar – premiação jamais recebida pelo republicano.
Trump de cera pelo mundo
Essa não é a única e nem a primeira vez que o magnata é retratado em peças de cera. Além disso, a estátua do Hagen Wax Museum apenas entra na lista das piores já feitas inspiradas no republicano.
Leia também: "Não nos provoque", diz Trump a Kim Jong-un durante viagem à Coreia do Sul
Em Dublin , na Irlanda, por exemplo, uma outra réplica de Trump em cera tem dado o que falar.
Exposta desde maio no The National Wax Museum Place, a estátua irlandesa de Trump – que pouco se parece com ele – teve que ser protegida pelos seguranças, pois estava sujeita a gestos indesejados dos visitantes.
Após a publicação de fotos e tweets questionáveis a respeito da estátua, o local pede agora que os visitantes sejam "mais respeitosos" com o 'presidente americano'.
Já no Dreamland Wax Museum, em Washington, o surpreendentemente calado Trump é exposto desde o início do ano. A estátua, apesar de estar num contexto de presidência dos Estados Unidos, não se parece muito com o presidente também. Falta-lhe uma pele mais alaranjada, membros proporcionais e um topete mais alto.
O Trump de cera do Musee Grevin, de Paris, na França, tem um quê de Silvio Santos. O de Roma, na Itália, parece uma versão paterna da boneca Barbie. O do México então, tem traços duros como um Robocop.
Em compensação, o museu Madame Tussaud , em Londres, tem uma versão bastante realista de Donald Trump e tem a figura em exposição desde o início do ano, pouco antes dele assumir a presidência dos Estados Unidos.
Leia também: Trump diz que controle de armas deixaria ainda mais mortos no Texas; entenda