O
Divulgação/The Nelson-Atkins Museum of Art in Kansas City
O "fóssil" do pequeno inseto foi encontrado no quadro de Van Gogh durante uma pesquisa para a catalogação de obras


A arte pode ser uma excelente fonte para entendermos mais sobre o passado. Às vezes, ela até mesmo esconde algumas histórias e informações no meio das camadas de tinta. Entretanto, você já ouviu falar de algum objeto palpável "escondido" dentro um quadro? Pois foi isso o que aconteceu no começo desta semana, quando um museu descobriu um "gafanhoto fossilizado" em uma obra de Van Gogh.

Leia também: Policiais americanos ameaçam criminosos com spoilers da série "Stranger Things"

O caso aconteceu no Museu de Arte Nelson-Atkins, localizado na cidade de Kansas City, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (6). De acordo com nota publicada no site da instituição, o “intruso” foi descoberto na pintura “As Oliveiras” (Olive Trees, em inglês), do holandês Van Gogh , durante uma pesquisa.

“As Oliveiras é uma pintura muito querida aqui no Nelson-Atkins”, disse Julián Zugazagoitia, diretor da instituição. “O holandês trabalhava lá fora, e sabemos que ele, assim como outros artistas, teve que lidar com o vento, a poeira, a grama e as árvores, além de mosquitos e gafanhotos”, explicou.

Enquanto examinava a obra com atenção, a conservadora Mary Schafer descobriu o pequeno inseto incrustado na pintura. Ele foi encontrado no plano inferior da paisagem, mas não pode ser notado por visitantes em uma observação superficial.

undefined
Divulgação/The Nelson-Atkins Museum of Art in Kansas City

O gafanhoto encontrado na obra de Van Gogh não possui o tórax e o abdômen, e além disso, já estava morto quando "caiu" na pintura

“Não é incomum encontrar insetos em obras que foram pintadas ao ar livre. Porém, neste caso, nós estamos curiosos para saber se o gafanhoto pode ser usado para descobrirmos em que estação do ano ‘As Oliveiras’ foi feita”, Schafer explicou.

A equipe do Nelson-Atkins entrou em contato com Micheal S. Engel, paleo-entomologista, curador sênior e professor, para estudar o caso. Engel observou que o tórax e o abdômen do inseto estão faltando e, além disso, nenhum sinal de movimento foi identificado na pintura. Isso demonstra que o gafanhoto já estava morto quando foi parar na obra de arte.

O curador, entretanto, não trouxe boas notícias para Schafer: ele declarou que não é possível encontrar uma data mais precisa sobre a idade da obra a partir do pequeno animal encontrado.

O estudo científico

Este foi apenas um dos resultados de um estudo científico que, combinado com uma pesquisa histórico, estão ajudando o museu americano a compreender melhor o processo artístico e criativo de alguns pintores.

Leia também: Papagaio grita por socorro e aciona a polícia por engano em cidade americana

Diversos curadores, conservadores e cientistas fazem parte do projeto. O resultado, em meados de 2019, deve ser exibido em um catálogo online, que espera ser uma fonte definitiva para oferecer informações sobre estes trabalhos, incluindo "As Oliveiras", de Van Gogh.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!