Com cinco patas, a ovelha britânica
Reprodução/The Mirror
Com cinco patas, a ovelha britânica "Fiver" representa um caso entre um milhão de nascimentos


O fazendeiro Andrew Bell, morador dos arredores de York, na Inglaterra, ficou chocado quando um de seus animais deu à luz uma ovelha “mutante”. Com cinco patas, o animal surpreendeu a todos e começou a chamar a atenção dos moradores da região. Pouco tempo depois, o cordeiro já era conhecido em todo o país.

Leia também: Burro morde McLaren de quase R$ 1 milhão ao confundi-la com cenoura gigante

Por mais que Bell tenha se desesperado quando a ovelha nasceu, toda a situação pode ser controlada por Katy, sua filha, que é veterinária, e tratou do caso junto de Julian Norton, veterinário com quem trabalha. “Nós nunca vimos nada parecido antes, isso é muito raro”, ela explicou ao portal The Mirror .

Batizado de Fiver, uma homenagem ao número de suas patas, o cordeiro representa um nascimento entre um milhão no Reino Unido. De acordo com Katy, a explicação mais provável para o fenômeno é o subdesenvolvimento do embrião de outro animal. Durante a gestação, o feto não teria conseguido evoluir e acabou gerando o órgão residual em seu irmão.

Depois de avaliar o caso, Julian e Katy decidiram que a forma mais viável de lidar com a situação seria amputar a quinta pata do animal . Dessa forma, Fiver terá uma melhor qualidade e expectativa de vida. “O membro extra a impedia de se alimentar, já que ficava bem no caminho até sua boca, e por isso, nós tivemos que operá-la”, explicou Norton.

Detalhes do procedimento

Por causa de sua anatomia peculiar e os poucos dias de vida, Bell e Norton tiveram que ser muito ágeis durante a cirurgia. “Não queríamos que ela ficasse sob o efeito de uma anestesia por muito tempo, então o procedimento teve que ser feito em 20 minutos”, Norton detalhou.

A equipe veterinária considerou a operação um sucesso: pouco tempo depois, a ovelha estava recuperada
Reprodução/The Mirror
A equipe veterinária considerou a operação um sucesso: pouco tempo depois, a ovelha estava recuperada


A operação foi um sucesso: poucas horas depois, ela estava de volta com sua mãe, se divertindo como se nada tivesse acontecido. “Nós nos sentimos privilegiados em poder ter essa experiência com uma ocorrência tão rara ”, elucidou a equipe, que usou as instalações do Centro Veterinário Skeldale.

Final feliz

O destino de Fiver estava marcado desde o seu nascimento: ela iria para o abate. Porém, ao escutar sua história, a protetora animal Wendy Youll decidiu mudar os rumos da vida do cordeiro. 

Leia também: Coala invade vinícola e participa de degustação de vinhos na Austrália; assista

"Imediatamente eu quis dar um novo lar para ela. A ovelha é incrível, uma criatura maravilhosa, e não queria que ela acabasse no jantar de alguma pessoa", Youll declarou de acordo com o The Mirror. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!