Ilusões de ótica nunca saem de moda, não é mesmo? Além do enigma do vestido e da foto que não deixa claro se há um lago ou uma parede na imagem de um piquenique, roupas esportivas da Nike dividiram, mais uma vez, os usuários das redes sociais nesta quarta-feira (5).
Leia também: Parede ou rio? Depois da polêmica do vestido, foto de piquenique divide internet
Na foto, podemos ver uma blusa, um shorts e uma sandália, mas, para além das peças de roupa, suas cores são o verdadeiro mistério. Há quem diga que a blusa em questão é rosa, e o logo da Nike , assim como o shorts e o chinelo, é branco.
Para outras pessoas, a blusa é cinza, enquanto todo o resto exibe um tom de verde-água, também conhecido como azul Tiffany , em referência à marca de joias americanas Tiffany & Co.
Desvendado o mistério do vestido
A dúvida sobre as cores do vestido viralizou de forma absurda nos primeiros meses de 2015. No Twitter, a discussão alcançou status de trending topic , o que significa que foi um assunto entre os mais comentados no Brasil e no mundo.
Depois de ser compartilhado milhões de vezes – inclusive por personalidades de grande destaque na internet – , finalmente o mistério foi resolvido,
De acordo com o site de tecnologia Wired.com , a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar.
Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas no pôr do sol.
O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor "verdadeira".
Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido, mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas, assim, veem branco e dourado. Os cérebros dos outros atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido.
Assim como a polêmica de 2015, a roupa da Nike já ganhou a internet e as opiniões estão divididas. Agora, basta esperar a marca se posicionar para sanar a dúvida de todos.
Leia também: Polêmico na web, vestido mais famoso de 2015 pode ser alvo de batalha judicial