Uma briga no desembarque de um voo da JetBlue, nos Estados Unidos, viralizou nesta semana após uma passageira tentar furar a fila no corredor - segundo a mulher, ela poderia fazer isso por "ser advogada". O episódio, noticiado pelo New York Post e no site especializado View from the Wing, teve grande repercussão nas redes sociais.
Nas imagens, a mulher exige passar na frente de quem estava nas fileiras anteriores. "Sou advogada", afirma ela, ao tentar justificar sua pressa. A fala gerou desconforto nos outros passageiros da aeronave.
"Espere as pessoas da frente saírem!", disse um dos passageiros, enquanto outro pediu: "Deixe as pessoas passarem".
Assista ao vídeo:
A mulher mandou passageiros calarem a boca e disse que todos estavam "reclamando à toa". Foi chamada de "Karen"por um deles e respondeu: "Vocês são os verdadeiros Karens". No caso, é um apelido pejorativo para descrever mulheres autoritárias e arrogantes nos EUA.
A discussão seguiu com insultos ao sotaque de um passageiro sulista, o que levou a acusações de racismo. Ela negou, e alegou se tratar de xenofobia. Segundo o site View from the Wing, a mulher ainda ameaçou mostrar sua carteira da OAB americana e ouviu de outro passageiro: "Você vai perder essa carteirinha quando isso viralizar".
Nos comentários do vídeo, os usuários discutem a "etiqueta de desembarque" - na teoria, as pessoas das últimas fileiras devem esperar as da frente saírem primeiro. O comportamento da mulher é conhecido como de "aisle louse", usado para descrever quem tenta sair antes da hora.
Ainda não se sabe quando ou em qual voo específico o vídeo foi gravado. A JetBlue não comentou o caso.