Uma das crianças aponta a arma para os policiais
PoliceActivity/YouTube
Uma das crianças aponta a arma para os policiais


Dois meninos de 7 e 9 anos , entraram em confronto com a polícia em cidade do Novo México, nos Estados Unidos, ao recusarem ordens para largar uma pistola carregada . As informações são do Daily Mail.

Imagens de drone e câmeras policiais, mostram as crianças, vestindo pijamas temáticos de Minecraft e Star Wars, passando a arma de mão em mão e balançando-a em direção aos agentes, como se fosse um brinquedo.

Em um momento, uma das crianças puxou o gatilho , mas a arma travou, sem disparar. Veja o vídeo que mostra a abordagem:


O caso que ganhou repercussão agora, aconteceu em 16 de fevereiro, no condado de Bernalillo .

Os policiais tentaram diálogo por mais de 20 minutos . “Coloca no chão, amor. Você não está encrencado”, disse uma agente em tom calmo.

Diante da resistência, atiraram duas balas de borracha  contra a parede de uma casa próxima, buscando assustá-los, e depois imobilizaram os meninos.

O xerife John Allen afirmou que, se a arma tivesse disparado, o uso de força letal seria justificado: “Isso chocaria a consciência de todos”, segundo o Daily Mail.


Histórico da família

A família das crianças já tinha mais de 50 registros de ocorrências policiais antes do incidente.

Segundo o Departamento do Xerife , os meninos e a mãe têm histórico de traumas, mas não foram presos ou afastados do lar.

A arma foi apreendida, e o caso encaminhado à Unidade de Saúde Comportamental do condado, que ofereceu apoio psicológico , auxílio financeiro e transporte para consultas.

Medidas tomadas

Allen destacou que a prioridade é reabilitação, não punição: “Prender não é a única solução para crimes juvenis ”.

No entanto, citou a  Lei Benny Hargrove  — que responsabiliza adultos por dar acesso a armas a menores —, sinalizando que investigações sobre quem ensinou as crianças a usar a pistola continuam.

O xerife evitou criminalizar as crianças — “o cérebro deles ainda está em desenvolvimento”, mas alertou: “Se fossem mais velhos, estaríamos falando diferente”.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes