O Vaticano informou na noite desta segunda-feira (5) que os 133 cardeais eleitores já se encontram em Roma, para o Conclave que terá início na quarta-feira, 7 de maio . O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni , disse que 179 cardeais (incluindo 132 dos eleitores) participaram da décima Congregação Geral na manhã de segunda, no Vaticano .
Os aptos a votar no Conclave ficarão hospedados na Casa Santa Marta e na antiga Santa Marta, em quartos já sorteados pelo Cardeal Camerlengo, Kevin Farrell . Segundo Bruni, os cardeais eleitores poderão se deslocar da Casa Santa Marta até a Capela Sistina conforme desejarem, inclusive a pé — porém por um percurso protegido.
Assuntos discutidos
Reunidos para a Congregação Geral, os cardeais discutiram nesta segunda 26 intervenções que abordaram temas centrais para a Igreja e para o futuro do conclave. Entre os assuntos, destacou-se a relação entre o direito canônico e o papel do Estado da Cidade do Vaticano, além da natureza missionária da Igreja em um mundo em constante mudança.
A atuação da Caritas em defesa dos pobres também foi lembrada, assim como a forte presença de jornalistas no local, interpretada como sinal de que o Evangelho continua relevante e atual, reforçando o compromisso da Igreja com o mundo.
A oração realizada durante a pandemia de COVID foi citada como símbolo de esperança em meio ao medo. Em relação ao novo Papa, muitos cardeais expressaram o desejo de ver um líder próximo do povo, que promova a comunhão e a unidade em um cenário global marcado por crises, afirma o Vaticano.
Outros temas discutidos incluíram os desafios da transmissão da fé, o cuidado com a criação, os conflitos armados e a fragmentação da sociedade. Também foram manifestadas preocupações sobre divisões internas na Igreja. De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papel das mulheres nas congregações também foi debatido.
Bruni afirmou ainda que todos os esforços estão sendo feitos nas Congregações Gerais para garantir que cada cardeal que deseje intervir tenha a devida oportunidade de fazê-lo.
Já os trabalhos de preparação da Capela Sistina e das acomodações nas duas Casas Santa Marta estão praticamente concluídos, e os cardeais poderão realizar o check-in a partir da manhã desta terça-feira (6), informou o Vaticano.