
Um apagão geral atingiu Portugal, Espanha e outros países da Europa nesta segunda-feira (28). A queda na energia começou por volta das 7h30 no horário de Brasília.
Há relatos de problemas também nas redes de energia da Alemanha, Itália, França, Áustria, Países Baixos, Suécia e Grécia.
Segundo informações da AFP, o corte na energia elétrica afetou as telecomunicações, transporte público e outros serviços. Ainda não se sabe o que causou o apagão.
De acordo com o El País, o Instituto Nacional de Segurança Cibernética (INCIBE) de Portugal investiga a chance de ser um ataque cibernético. O ministro português Manuel Castro Almeida, disse que "há essa possibilidade, mas não está confirmada".
Já segundo a Rede Elétrica da Espanha, que gerencia o fornecimento de luz no país europeu, "os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular".
"As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las", afirmou a companhia.
Falta de luz gerou caos em Madri
Na Espanha, o aeroporto de Barajas, em Madri, ficou completamente sem eletricidade. Até mesmo os semáforos da cidade deixaram de funcionar, como mostrou um internauta no X: