A Coreia do Norte está construindo seu maior navio de guerra já registrado, segundo imagens de satélite.
As fotos, capturadas pelas empresas Maxar Technologies e Planet Labs, mostram a fragata em desenvolvimento no estaleiro de Nampo , a cerca de 60 km da capital Pyongyang.
O líder Kim Jong-un já havia visitado o local em 2023, em imagens exibidas pela TV estatal KCTV, que revelaram um navio com armamentos modernos para lançamento de mísseis .
Especialistas do Center for Strategic and International Studies (CSIS), Joseph Bermudez Jr. e Jennifer Jun, afirmam que a embarcação tem aproximadamente 140 metros de comprimento — mais que o dobro dos maiores navios atuais da marinha norte-coreana.
Segundo os especialistas, a fragata pode ter tubos verticais para mísseis capazes de atingir alvos terrestres e marítimos .
Modernização militar e testes recentes
A construção ocorre em meio a investimentos massivos de Kim Jong-un para renovar as Forças Armadas do país.
Relatório de 2021 da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA) aponta que a Coreia do Norte possui cerca de 400 patrulheiros e 70 submarinos , mas a frota é considerada obsoleta.
Em março, a agência estatal KCNA informou que Kim testou novos mísseis antiaéreos, descritos como "um sistema de defesa com desempenho notável".
Os ensaios ocorreram após exercícios militares " Freedom Shield ", realizados por EUA e Coreia do Sul em março, focados em ameaças nucleares e químicas norte-coreanas.
Em resposta, Pyongyang disparou mísseis balísticos no Mar Amarelo em janeiro e testou mísseis de cruzeiro em fevereiro, classificados como "contra-ataque" a pressões internacionais.