Celeiros derrubados de uma fazenda na quinta-feira, 3 de abril de 2025, em Brownsburg, após o clima severo que atingiu a região na noite de quarta-feira.
Reprodução/Mykal McEldowney/IndyStar
Celeiros derrubados de uma fazenda na quinta-feira, 3 de abril de 2025, em Brownsburg, após o clima severo que atingiu a região na noite de quarta-feira.

Subiu para  sete o número de mortos pelos fortes tornados que atingem a região central dos Estados Unidos  nesta quinta-feira (3). De acordo com informações do USA Today, cinco óbitos foram registrados no Tennessee, um no Missouri e um no estado de Indiana.

A vítima de Indiana foi a última registrada. Segundo o veículo de imprensa norte-americano, um homem morreu após encostar em uma linha de energia derrubada no temporal.

Publicidade

Além das fatalidades, os tornados deixaram um rastro de destruição no centro do país, com granizo do tamanho de bolas de golfe, árvores arrancadas, estabelecimentos danificados e milhares de pessoas sem energia. Eles fazem parte de um sistema que se desloca para o leste, ainda sob previsão de mais chuvas e ventos fortes.

8 milhões sob alerta de clima severo

Ao todo, mais de 8 milhões de pessoas estão sob risco de clima severo, conforme noticiado pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). O alerta foca nos estados de Oklahoma, Arkansas, Louisiana, Texas, Missouri, Mississippi e partes do Tennessee, onde a previsão indica chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de formação de tornados.

“Esta é uma chuva intensa catastrófica e potencialmente histórica, com risco elevado de inundações repentinas”, alertou o NWS. Ainda, disse que a população deve se preparar para “graves interrupções na rotina diária”.

O serviço meteorológico estendeu o alerta para esta sexta-feira (4), pois o risco de tornados deve seguir ao longo do dia, sobretudo nas regiões do vale do Mississippi e do Tennessee. As autoridades locais pedem aos moradores que fiquem atentos aos alertas, evitem se expor a situações de perigo e busquem refúgio.

As escolas de algumas localidades fecharam preventivamente, e equipes de emergência foram estabelecidas para atender a população.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!