
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, interrompeu uma ligação do presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (20), enquanto concedia entrevista a jornalistas.
O telefone do ucraniano tocou durante a conversa, e ao perceber que era o francês, pediu desculpas e afirmou que retornaria a ligação em poucos minutos.
"Emmanuel, Emmanuel... Desculpe, Emmanuel. Estou conversando com jornalistas neste momento. Posso (te ligar), talvez eu possa, em alguns minutos, em 15-20 minutos... Sim, por favor, obrigado, obrigado, Emmanuel... Ok, ótimo, ótimo, tchau tchau!", disse diante da imprensa.
Momentos depois, ele comentou sobre o telefonema. "Sim, acabei de falar com o presidente (francês) Macron, com Emmanuel. Nós falamos um com o outro com muita frequência, eu diria uma vez por dia, em média. Nós e nossos países temos relações muito próximas, ele nos ajuda muito. Sou muito grato a ele, e depois do nosso briefing eu ligo de volta."
Assista ao vídeo abaixo:
Aliança entre Ucrânia e França
A relação entre França e Ucrânia tem sido marcada por forte cooperação no contexto da guerra contra a Rússia, iniciada em fevereiro de 2022.
Paris se posiciona como um dos principais aliados europeus de Kiev, oferecendo suporte militar, humanitário, econômico e diplomático. Esse apoio se torna ainda mais relevante diante da incerteza sobre o envolvimento dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump.
No setor militar, a França fornece armamentos de longo alcance, como os mísseis Storm Shadow, em parceria com o Reino Unido, sem impor restrições ao uso dessas armas contra alvos dentro da Rússia.

Em novembro de 2024, o ministro suplementar das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, confirmou essa política. Além disso, Macron defende a possibilidade de envio de tropas europeias à Ucrânia caso um acordo de paz seja estabelecido.
A proposta, apresentada em março de 2025, visa garantir a segurança ucraniana e evitar violações a um eventual cessar-fogo por parte da Rússia. Essa ideia faz parte de uma articulação para formar uma "coalizão de voluntários" com o Reino Unido, fortalecendo a posição de Kiev.
No campo diplomático, a França participa ativamente dos esforços para uma solução negociada. Macron e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, discutiram com Zelensky uma proposta de trégua parcial de 30 dias, debatida em março de 2025.
Essa iniciativa ocorre em meio a negociações diretas entre Trump e Vladimir Putin, das quais Ucrânia e países europeus foram inicialmente excluídos, gerando preocupação em Paris e outras capitais.
Apoio econômico também faz parte da cooperação francesa. Desde 2022, a França envia trilhos de aço para reconstrução da infraestrutura ferroviária ucraniana, com entregas mensais previstas para 2025.