Elon Musk bate boca com autoridade do governo Trump, diz jornal

Discussão teria acontecido após reunião dos chefes de gabinete com o presidente

Elon Musk e Marco Rubio teriam discutindo por causa de demissões em órgãos do governo americano
Foto: Reprodução
Elon Musk e Marco Rubio teriam discutindo por causa de demissões em órgãos do governo americano


O magnata da tecnologia e conselheiro da Casa Branca , Elon Musk , teria discutido com o Secretário de Estado dos EUA , Marco Rubio , na última quinta-feira (6) durante uma reunião de gabinete, na presença do presidente Donald Trump . De acordo com as informações do jornal New York Times, o motivo seria a quantidade de cortes de pessoal realizados por Rubio.

Ainda de acordo com o jornal, Musk , designado por Trump para eliminar grandes partes da burocracia federal, acusou Rubio de “não ter demitido ninguém" e de resistir ao seu impulso por grandes reduções de pessoal. O bilionário ainda teria acrescentado com desdém que talvez a única pessoa que Rubio demitiu tenha sido um membro da equipe do Departamento de Eficiência Governamental , de Musk.

O bate boca ocorreu em uma reunião na qual Trump informou aos chefes de seu gabinete que eles, não Musk, têm a palavra final sobre pessoal e políticas em suas agências.

Atrito antigo

Segundo o Times, o Secretário de Estada já estava “furioso” com Elon Musk há semanas, desde que sua equipe fechou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que supostamente estava sob seu controle. Na reunião extraordinária do gabinete de quinta-feira, com o presidente Trump e outros 20 presentes, Rubio expressou suas queixas.

Ele afirmou que 1.500 funcionários do Departamento de Estado aceitaram pacotes de aposentadoria antecipada, segundo o Times, e que depois perguntou sarcasticamente se Musk queria que ele recontratasse todas essas pessoas só para que pudesse fazer um show demitindo-as novamente.

Musk ainda teria respondido a Rubio que ele era "bom na TV", dando a entender que não servia para outras funções no governo. O jornal americano ainda aponta que depois da discussão ter se arrastado por um tempo desconfortável, Trump finalmente interveio para defender o Secretário como tendo feito um "ótimo trabalho". 

Elon Musk não terá a última voz

Elon Musk saindo da reunião no Salão Oval
Foto: Reprodução/The New York Times
Elon Musk saindo da reunião no Salão Oval


A reunião foi convocada após reclamações sobre a abordagem agressiva da operação de Musk por parte de chefes de agências aos principais funcionários da Casa Branca, incluindo a chefe de gabinete Susie Wiles.

O Escritório de Assuntos Legislativos da Casa Branca recebeu diversas ligações nos últimos dias de membros republicanos frustrados do Congresso de todo o país, alguns dos quais enfrentaram a raiva de eleitores em suas casas.

A reunião foi um sinal de que Trump estava ciente das crescentes reclamações. O presidente deixou claro que ainda apoiava a missão da iniciativa Musk, mas que agora em diante os secretários estariam no comando — a equipe do bilionário apenas aconselharia.


Trump nega o bate boca

Trump negou à reportagem do Times, na sexta-feira (7), quando questionado sobre isso durante uma sessão com repórteres no Salão Oval. "Não houve confronto, eu estava lá, você é apenas um encrenqueiro", disse ele a um repórter que perguntou sobre o relatório. "Elon se dá muito bem com Marco e ambos estão fazendo um trabalho fantástico”, pontuou.