O protótipo CR450 vai estabelecer novos padrões globais em velocidade
Reprodução
O protótipo CR450 vai estabelecer novos padrões globais em velocidade


Publicidade

O trem de alta velocidade mais rápido do mundo, o CR450, deve ser lançado na  China neste ano, estabelecendo novos padrões globais em velocidade, eficiência energética e desempenho operacional.

Segundo a imprensa chinesa, o protótipo CR450  atingiu uma velocidade recorde de 450 km/h durante os testes, ultrapassando a marca do CR400, que opera a uma velocidade máxima de 350 km/h.  

Interior do CR450, que será lançado neste ano na China
Reprodução/redes sociais
Interior do CR450, que será lançado neste ano na China


O novo modelo marca um avanço significativo na tecnologia ferroviária de alta velocidade, de acordo com a China Railway, que opera o transporte de passageiros e de cargas no território chinês. O objetivo é, com o início das operações do CR450, que deve ocorrer nos próximos meses, reduzir ainda mais o tempo de viagem e melhorar a conectividade nas principais cidades, tornando as viagens de alta velocidade mais eficientes, confortáveis e ecológicas.

A China Railway destaca que o protótipo CR450 é mais leve, consome menos energia, tem níveis de ruído mais baixos e uma distância de frenagem mais curta em comparação com os modelos anteriores. Além disso, o CR450 passou por testes rigorosos para garantir sua segurança e confiabilidade.

Rede ferroviária de alta velocidade

Publicidade


Trilhos operacionais da rede ferroviárias de alta velocidade chinesa abrange aproximadamente 47.000 quilômetros
Reprodução
Trilhos operacionais da rede ferroviárias de alta velocidade chinesa abrange aproximadamente 47.000 quilômetros


A China tem uma das mais extensas  redes ferroviárias de alta velocidade do mundo, com trilhos operacionais abrangendo aproximadamente 47.000 quilômetros. E o país tem investido em pesquisa e inovação para a sua expansão como um fator-chave nas estratégias econômicas e industriais de longo prazo.

Estes investimentos visam reduzir os tempos de viagem e impulsionar o crescimento industrial ao longo dos corredores ferroviários. Apesar de não ser altamentes lucrativas, outras redes ainda estão se desenvolvendo financeiramente. A rota Pequim-Xangai é considerada a mais lucrativa da China, que também exportou sua experiência na construção de ferrovias de alta velocidade para Tailândia, Indonésia e Sérvia.

O lançamento do CR450 sinaliza a ambição dos chineses de continuar sendo líder em tecnologia ferroviária global de alta velocidade. Com mais testes e otimizações, o CR450 deverá entrar em serviço comercial em breve, aprimorando ainda mais a infraestrutura de transporte da China.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!