Dois ataques ocorridos no primeiro dia do ano-novo, em Nova Orleans e Las Vegas , estão sendo investigados pelo FBI , que encontrou semelhanças entre os episódios. Embora os ataques tenham ocorrido em cidades diferentes, os dois suspeitos, Shamsud-Din Jabbar e Matthew Alan Livelsberger , possuem conexões com a base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, e atuaram no Afeganistão durante o mesmo período, ainda que em unidades e regiões distintas.
As autoridades ainda não estabeleceram uma ligação direta entre os dois casos, mas consideram as coincidências relevantes para o andamento das investigações.
O ataque em Nova Orleans, que ocorreu nas primeiras horas do ano-novo, deixou 15 mortos e dezenas de feridos. Segundo a polícia, Shamsud-Din Jabbar usou uma picape Ford elétrica, alugada pelo aplicativo Turo, para atropelar uma multidão que celebrava a virada do ano.
Durante o ataque, Jabbar carregava uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico e tinha bombas caseiras escondidas em coolers de cerveja. As imagens de câmeras de vigilância mostram Jabbar colocando os artefatos explosivos em diferentes locais.
O FBI acredita que ele agiu sozinho, mas continua investigando possíveis vínculos com o Estado Islâmico.
“Eu acredito que o desafio para o FBI agora é este: isso foi inspirado ou foi um ataque direto do EI?”, afirmou Sajjan Gohel, diretor de Segurança Internacional da Asia-Pacific Foundation, em entrevista à CNN.
Explosão
Em Las Vegas, uma explosão envolvendo uma Tesla Cybertruck deixou o motorista morto e sete pessoas feridas em frente a um hotel de Donald Trump.
O veículo, também alugado pelo aplicativo Turo, estava carregado com morteiros tipo fogos de artifício, combustível de acampamento e botijões de gás.
O FBI acredita que o motorista era Matthew Alan Livelsberger, militar da ativa que serviu em Fort Bragg, mas aguarda a confirmação dos testes de DNA para comprovar sua identidade.
O chefe da polícia de Las Vegas, xerife Kevin McMahill, destacou as similaridades entre os dois incidentes, embora não exista, até o momento, uma ligação clara.
“Se estas forem simplesmente semelhanças, são semelhanças muito estranhas de se ter”, disse o xerife.