Papa Francisco pede estudo sobre abuso espiritual na Igreja Católica
Presidência da República do México
Papa Francisco pede estudo sobre abuso espiritual na Igreja Católica


Papa Francisco pensa em incluir “abuso espiritual” como um novo crime da Igreja Católica . O pontífice pediu ao Vaticano que estude a possibilidade, pois a Igreja precisou lidar com vários casos do tipo nos últimos anos. 

Em 22 de novembro, o papa se juntou ao cardeal Víctor Fernández , principal autoridade doutrinária da Igreja, para falar sobre a possibilidade de transformar abuso espiritual em crime dentro da instituição.

O que é “abuso espiritual”?

De acordo com um comunicado do Vaticano , abuso espiritual acontece quando padres usam experiências místicas como pretexto para prejudicar outras pessoas.

Desde maio, existem novas normas no Vaticano sobre avaliação de fenômenos supostamente sobrenaturais, e seria “moralmente grave” usar essas experiências para controlar outras pessoas.

Caso Marko Rupnik

Houve, em 2023, o estouro de um grande escândalo envolvendo o chamado abuso espiritual. Um reverendo chamado Marko Rupnik foi acusado por cerca de 25 pessoas de abuso. 

Uma das pessoas, ex-freira, disse que Rupnik abusou sexualmente dela e de outra mulher, dizendo que o ato seria devoção à Santíssima Trindade. 

Rupnik foi expulso da Igreja pela ordem jesuíta em junho de 2023, e desde outubro do mesmo ano o Vaticano investiga o caso. O reverendo negou as acusações por meio do centro do qual era diretor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!