Eleições nos EUA são sempre às terças; veja 7 curiosidades sobre o pleito

Eleição nos Estados Unidos

Os cidadãos dos EUA têm até terça-feira, 5, para escolher entre Kamala Harris e Donald Trump para novo presidente dos EUA. Veja curiosidades sobre votação listadas por Rodrigo Costa, CEO da Viva América.

Montagem iG - White House (Wikimedia Commons)

Não obrigatório

Ao contrário do Brasil, o voto nos EUA não é obrigatório e não há título de eleitor. Lá, quem quiser votar, precisa se registrar antes.

Justiça Eleitoral

Dia marcado

Nada de final de semana: as eleições nos Estados Unidos é sempre na primeira terça-feira que cai depois de uma segunda-feira em novembro. Isso é tradição, e a data existia assim para não atrapalhar os vendedores agrícolas.

Flickr / Lorie Shaull

Demora para assumir

Aqui no Brasil, o presidente assume com a virada do ano. Nos EUA, o mandato começa ao meio-dia do dia 20 de janeiro, em uma cerimônia pública (ou privada, se cair no domingo).

Wikicommons / Paul Morse

Voto antecipado

Embora haja dia oficial da eleição, vários lugares dos EUA abre as urnas para os eleitores votarem antecipadamente, e até mesmo existe votação por correios.

WikiCommons

Sem urna eletrônica

A maioria dos EUA tem votos físicos e em papel, em cédulas de punção e/ou impressão. São raros os lugares com urnas eletrônicas. Por isso, a contagem pode demorar semanas!

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Várias opções

Aqui no Brasil, todo votação é igual. Nos EUA, cada distrito e região pode escolher regras diferentes, o que muda cédulas, votação, apuração e mais.

Wikimedia Commons

Recontagem

Como as cédulas são físicas, entende-se que pode haver erros de contagem. Caso haja um número próximo de votos para cada candidato, automaticamente o estado promove uma recontagem.

Veja mais Top Stories