Israel divulgou, neste sábado (19), novas imagens do assassinato de Yahya Sinwar , ex-número 1 do grupo extremista palestino Hamas . O dirigente morreu na quinta-feira (17), durante uma ofensiva israelense em Rafah, na Faixa de Gaza.
No vídeo de apenas dez segundos, o líder aparece sendo monitorado e, depois, sendo atingido enquanto está sentado em uma janela. Veja as imagens:
"Nesta semana (quarta-feira), tropas da 828ª Brigada que opera na área de Tel al-Sultan, em Rafah, identificaram vários suspeitos na área. As tropas realizaram varreduras, durante as quais encontraram terroristas que atiraram contra eles e lançaram granadas. Os soldados responderam ao fogo, atingindo os terroristas, que iniciaram tentativas de fuga e se dividiram em dois edifícios adjacentes na área. As tropas continuaram a sua atividade e varreduras na área para atingir os terroristas, e dispararam contra os edifícios com tanques, eliminando os terroristas. Durante as varreduras realizadas pelas tropas na manhã seguinte, o corpo do líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi identificado", afirma um relato oficial publicado pelas FDI.
Na quinta-feira, Israel já havia divulgado um outro vídeo que mostra os últimos momentos de Sinwar com vida. Já ferido, ele joga o que parece ser um pedaço de madeira no drone que realizava as filmagens.
Vídeo mostra Sinwar horas antes do ataque a Israel em 7 de outubro
Em outro vídeo, desta vez divulgado pelas Forças de Defesa israelenses (FDI), Sinwar aparece acompanhado da família - a mulher e dois filhos - em um dos túneis do Hamas na Faixa de Gaza.
Nas imagens, é possível ver que o vídeo data de 6 de outubro de 2023, um dia antes do ataque sem precedentes do grupo palestino em Israel, que desencadeou o conflito. Veja:
Segundo o comunicado, ele estava fugindo com a família, que ficou em um esconderijo subterrâneo na área de Tel al-Sultan, como mostram as fotos abaixo:
"Esta é uma filmagem de Sinwar poucas horas antes do massacre de 7 de outubro. Ele estava escondendo sua família e equipamento - incluindo camas, travesseiros, comida, água e uma televisão. Ele estava escondendo tudo dentro da rede de túneis subterrâneos do Hamas. Este era um luxo que o povo de Gaza não tinha, já que Sinwar sempre priorizou a si mesmo, seu dinheiro e os terroristas do Hamas em detrimento do povo de Gaza", acusa o porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari.
Hamas promete vingança
O Hamas confirmou na sexta-feira (18), por mensagem em vídeo, a morte de Yahya Sinwar. O anúncio aconteceu um dia após Israel notificar o falecimento do ex-comandante.
"Choramos pela perda do grande líder, nosso irmão martirizado, Yahya Sinwar, Abu Ibrahim", declarou um oficial do Hamas com base no Catar, Khalil Al-Hayya, em vídeo transmitido pela Al Jazeera.
Apesar de todos os membros do comando do Hamas terem sido mortos por Israel, al-Hayya disse que o grupo terrorista continuará lutando e prometeu vingança . Disse que a morte de Sinwar só fortaleceu as bases do Hamas e "será uma maldição para Israel".
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .