São Paulo registra 3º dia com ar mais poluído do mundo; veja outras capitais no ranking

Pior ar

A cidade de São Paulo enfrenta o terceiro dia consecutivo como a metrópole com o ar mais poluído do mundo. A combinação da seca com o calor e as queimadas renderam à capital paulista o índice de 160 (quanto mais alto, pior), considerado insalubre, às 6h. Confira outras cidades que fazem parte do ranking!

Fabio Ikezaki / Flickr

Jakarta, capital da Indonesia

A atividade industrial, as usinas movidas a carvão e o congestionamentos de tráfego são alguns dos inúmeros fatores que concederam à capital da Indonésia um lugar no ranking de cidades com o ar mais poluído do mundo.

WikiCommons

Karachi, no Paquistão

A cidade paquistanesa teve sua reputação completamente arruinada pelas mudanças climáticas. Em 2019, recebeu o título de 5ª pior lugar para se viver, devido aos altos níveis de poluição e de risco de alagamento.

WikiCommons

Kinshasa, República Democrática do Congo

A capital congolesa tem disputado o primeiro lugar no ranking de pior ar do mundo há alguns dias. A poluição é apenas um dos problemas que afetam Kinshas em 2024: no começo do ano, a cidade foi uma das mais afetadas pelas inundações que atingiram o país e deixaram mais de de 2 milhões de pessoas, quase 60% delas crianças, precisando de assistência.

WikiCommons

Adis-Ababa, capital da Etiópia

Um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com a Boston College, dos Estados Unidos, apontou que a poluição do ar foi a responsável por 1,1 milhão de mortes em 2019 no continente, com a Etiópia entre os principais países afetados. Além disso, a poluição custou cerca de US$ 3 bilhões aos cofres do país.

WikiCommons

Delhi, na Índia

Em 2023, a cidade de mais de 30 milhões de habitantes registrou um índice de qualidade do ar (AQI) em 302, na categoria “perigosa”. Nesta quarta, a taxa reduziu para 147, categoria "insalubre para grupos sensíveis".

WikiCommons

Dubai, Emirados Árabes Unidos

Com 9 milhões de habitantes, os Emirados emitiram 237 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) em 2021, uma quantidade considerável em relação a países com populações maiores, como a Espanha. A capital Dubai, apesar de ser considerada um recanto luxuoso, é uma das mais afetadas pela poluição.

Reprodução

Manama, Bahrein

A situação da qualidade do ar na capital do Bahrein já chegou a níveis tão críticos a ponto do governo estudar a instalação de dispositivos para medir a poluição em diferentes partes da cidade.

WikiCommons

Lahore, no Paquistão

A cidade paquistanesa já foi notícia internacional devido aos seus altos níveis de poluição. Em 2023, autoridades dos Emirados Árabes Unidos 'presentearam' algumas áreas da cidade com uma chuva artificial, para aliviar os efeitos do ar seco e poluído para a população e para o meio ambiente.

Reprodução%3A Google/licenciáveis

Toshkent, no Uzbequistão

A capital do Uzbequistão ocupa o ranking de cidades com pior qualidade do ar pelo menos desde o começo de 2024. Um dos fatores que contribuem para o problema é o uso de combustíveis fósseis na usina central da cidade, que emite muitos gases nocivos à saúde humana e ambiental.

WikiCommons

Siga o canal do iG no Bluesky para conferir mais notícias em primeira mão!

Reprodução/Metsul

Veja mais Top Stories