Corpo de santa católica aparece "intacto" 450 anos após morte; veja fotos

Tumba aberta

A Diocese de Ávila, na Espanha, realizou em 28 de agosto a abertura da tumba de Santa Teresa de Jesus de Ávila, “e comprovamos que está na mesmíssima condição da última abertura, em 1914,” disse o site da instituição.

Divulgação/Diocese de Ávila

Estudos

A Diocese cuida do corpo de santa Teresa desde 1582, morte dela, e fez estudos periódicos. As aberturas da tumba mostram que o corpo da mulher não se deteriorou, e mantem-se “intacto” com o passar dos anos.

Divulgação/Diocese de Ávila

Corpo intacto

A última abertura foi em 1914; agora, o objetivo das freiras Carmelitas é estudar o coração, braços e mãos de santa Teresa de Ávila. As descobertas foram comparadas com fotos antigas e mostraram que corpo não mudou.

Divulgação/Diocese de Ávila

Mumificada

“As partes descobertas, rosto e pés, estão iguais. Não tem pele, cor de pele, porque está mumificado, mas dá para ver, principalmente no meio do rosto. Os médicos veem o rosto quase perfeitamente,” disse o frei Marco Chiesa.

Divulgação/Diocese de Ávila

Tumba

A tumba de santa Teresa de Ávila fica no Mosteiro da Anunciação de Nossa Senhora, em Alba de Tormes, na Espanha. Por lá, fica também a chave da tumba, protegida.

Divulgação/Diocese de Ávila

Como funciona?

“O processo da urna é bem complexo. Primeiro, retiramos o mármore, e depois arrumamos o local para estudos, e apenas com eclesiais e médicos abrimos o caixão de prata,” explicou a instituição.

Divulgação/Diocese de Ávila

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp!

ig

Veja mais Top Stories