O furacão Debby, que ganhou força e se tornou uma tempestade tropical de categoria 1 à medida que se aproximava da Flórida (EUA), tocou o solo de Steinhatchee, uma cidade com menos de 1 mil habitantes, na manhã desta segunda-feira (5).
O Debby causou ventos de até 130 km/h e já deixou mais de 214 mil residências e empresas sem energia, além de diversos pontos de alagamento no estado norte-americano.
Ainda, são esperadas chuvas "potencialmente históricas" com precipitação entre 25 e 50 cm e graves alagamentos nos estados da Georgia e Carolina do Sul.
Now..Heavy rain is falling on Al Foah in Al Ain City , #UAE 🇦🇪
— Weather monitor (@Weathermonitors) August 5, 2024
(5 Agust,2024) #Rain #Weather #دبي #طقس_العرب #الامارات_العربية_المتحدة #طقس pic.twitter.com/VWe6FJQI9e
O governador da Flórida, Ron DeSantis, acionou 3 mil membros da Guarda Nacional dos Estados Unidos e declarou situação de emergência para a maioria das cidades e condados do estado.
Além disso, foram ordenadas evacuações obrigatórias em áreas dos condados de Citrus, Dixie, Franklin, Levy e Wakulla, localizados na Costa do Golfo.
Os governadores da Geórgia e da Carolina do Sul também emitiram declarações de estado de emergência antes da chegada da tempestade.
O núcleo da tempestade tropical avançou pelo leste do Golfo do México antes de atingir a costa da Flórida.
Debby é a quarta tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico. O fenômeno ocorre após as tempestades Alberto e Chris, além do furacão Beryl.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.