Em seu primeiro comício, realizado nesta terça-feira (23) na cidade de Milwaukee, no Wisconsin, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, delineou suas principais bandeiras como possível candidata à presidência e fez críticas ao ex-presidente do país Donald Trump.
“Estou muito honrada e prometo a vocês que, nas próximas semanas, continuarei unindo nosso partido para estarmos prontos para vencer em novembro,” declarou Harris, dando início a sua fala em um evento que marca uma nova fase da corrida presidencial. As informações são da emissora de televisão estadunidense CNN.
A vice-presidente prometeu revogar as medidas restritivas de aborto apoiadas por seu oponente republicano e restaurar as liberdades reprodutivas no país: “Nós, que acreditamos na liberdade reprodutiva, vamos acabar com as leis extremas de aborto de Donald Trump porque confiamos que as mulheres devem decidir sobre seus próprios corpos e não ter o governo dizendo o que fazer,” disse Harris para uma plateia entusiasmada.
Ela colocou, ainda: “e quando o Congresso aprovar uma lei para restaurar as liberdades reprodutivas, como presidente dos Estados Unidos, eu a assinarei”, em crítica direta a Trump.
Ela ainda chamou o candidato republicano de retrocesso e disse que, nas eleições deste ano, "é uma escolha entre a liberdade e o caos".
Além de abordar a liberdade reprodutiva, um ponto de forte divergência entre os partidos, Harris falou também sobre outros temas, como assistência médica e infantil acessível, liberdade para os trabalhadores se sindicalizarem, licença familiar remunerada, aposentadoria, direito ao voto e segurança contra a violência armada.
Kamala, que agora organiza sua campanha em meio à tensão política causada pela desistência de Joe Biden na última semana, expressou ainda o seu agradecimento ao atual presidente: “É uma grande honra ter o apoio de Joe Biden nesta corrida.”
A visita de Harris a Wisconsin é um ponto estratégico em sua campanha, dado que o estado foi um dos três integrantes do "Blue Wall" (Parede Azul) dos Estados Unidos em 2020, ao lado da Pensilvânia e Michigan, fundamentais para as conquistas do partido nas últimas eleições.
Quem é Kamala Harris?
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp .