O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atacou Donald Trump e chamou o ex-presidente de "otário" e "perdedor" durante o debate presidencial , na noite desta quinta-feira (27). (Veja abaixo)
A afirmação aconteceu enquanto Biden comentava sobre os veteranos militares dos Estados Unidos. O ex-presidente Trump havia afirmando que Biden não se importava com os militares veteranos em uma pergunta sobre imigrantes.
Biden chamou Trump de mentiroso, e usou como defesa o fato de seu filho ser um veterano das Forças Armadas dos Estados Unidos.
"Fui ao cemitério da Segunda Guerra Mundial, que ele (Trump) se recusou a ir. Ele estava ao lado de seu general de quatro estrelas e disse: 'Não quero entrar lá porque eles são um bando de perdedores e otários'. Meu filho não é um otário ou perdedor. Você que é otário. Você que é perdedor", afirmou o presidente.
Trump alegou que a fala de Joe Biden foi "inventada" e exigiu um pedido de desculpa por parte do democrata. Além disso, os candidatos discutiram alguns temas polêmicos, como aborto, estupro e a entrada de imigrantes no país.
Primeiro debate
O debate desta quinta-feira marcou a primeira vez que um presidente e um ex-presidente se encontraram cara a cara em um debate eleitoral nos EUA. As discussões centraram-se nas guerras no Oriente Médio e na Ucrânia, além de questões relacionadas a imigrantes e políticas econômicas.
Era esperado que Trump focasse nos pontos fracos da administração Biden, incluindo os períodos de alta inflação. Por sua vez, Biden concentrou-se em questões sensíveis da administração Trump durante seu mandato de 2017 a 2020, como a gestão da pandemia de Covid-19.
Vídeo