Maduro mostra cédula de votação da Venezuela em que aparece 13 vezes

As eleições para presidente na Venezuela acontecem dia 28 de julho

Cédula ainda deve sofrer alterações até as eleições mas, atualmente, conta com 13 vezes o rosto de Maduro
Foto: Zurimar Campos/Venezuelan Presidency/AFP
Cédula ainda deve sofrer alterações até as eleições mas, atualmente, conta com 13 vezes o rosto de Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro , mostrou em um programa de TV chamado "Con Maduro +" uma cédula de votação na qual seu nome e sua foto aparecem 13 vezes na cartela. 

A cédula foi apresentada como a primeira versão da que será entregue aos eleitores no dia 28 de julho, no pleito presidencial . Maduro irá disputar as eleições em busca de um terceiro mandato. Ele está no poder desde a morte de Hugo Chávez, em 2013.

Na Venezuela, a cédula eleitoral apresenta uma seção para cada partido, exibindo as imagens dos candidatos de cada legenda. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, a disposição dos partidos na cédula é determinada por critérios que incluem o desempenho eleitoral passado e a data de registro da agremiação.

A primeira posição será ocupada pelo PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), do qual Maduro é membro. As outras coligações apoiam o regime chavista e devem aparecer aparecem na parte superior e à esquerda da cédula.

A cédula apresentada por Maduro deve receber alterações, já que o prazo para a escolher os candidatos dos partidos foi prorrogado. Além disso, no último sábado, a oposição, à frente do partido Plataforma Democrática Unitária (PUD),  apresentou o ex-embaixador Edmundo González como candidato a Presidência.

Oposição

González tem 74 anos e já foi embaixador na Argélia entre 1991 e 1993 e na Argentina no governo de Hugo Chávez (1999-2013).

Depois, como oposição, ele foi representante internacional da Mesa Redonda da Unidade Democrática entre 2013 e 2015.

Segundo analistas políticos da Venezuela, o candidato é discreto e precisa ganhar mais notoriedade em pouco tempo antes das eleições.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.