Um avião militar russo caiu na região de Belgorod , que faz fronteira com a Ucrânia, nesta quarta-feira (24).
Segundo o Ministério da Defesa de Moscou, a aeronave Ilyushin IL-76 transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos que seriam libertados no âmbito de uma troca com Kiev, além de seis tripulantes e três acompanhantes.
O Estado-Maior da Ucrânia confirmou o ataque ao avião, mas disse que a aeronave carregava mísseis para bases "de onde os russos frequentemente atacam Kharkiv e a região".
Andrey Kartapolov, chefe da Comissão de Defesa da Duma, câmara baixa do Parlamento russo, declarou que estava programada uma troca de 192 prisioneiros entre Moscou e Kiev e que os 65 ucranianos a bordo do avião faziam parte do acordo.
Kartapolov acrescentou que o Ilyushin IL-76 era seguido por outra aeronave com cerca de 80 prisioneiros e que inverteu a rota após a derrubada do primeiro avião.
Na última terça (23), pelo menos 19 pessoas morreram em ataques russos contra Kiev, Kharkiv e Pavlograd.
Veja o momento da queda:
The crash of IL-76 near Belgorod. The main information about the crash, as well as the reactions of the two sides and analysts.
— NEXTA (@nexta_tv) January 24, 2024
An IL-76 military transport plane crashed around 11:00 a.m. Moscow time in the Belgorod region. All on board were killed, regional governor Vyacheslav… pic.twitter.com/4O8F2d0r0g