Uma aeronave militar russa que levava prisioneiros ucranianos caiu em Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, nesta quarta-feira (24). O avião tinha 74 passageiros, sendo 65 ucranianos, sete membros da tripulação e outras três vítimas ainda não identificadas.
Na queda, o avião explodiu e todos a bordo morreram. Segundo um deputado russo, a aeronave foi atingida por três mísseis.
The crash of IL-76 near Belgorod. The main information about the crash, as well as the reactions of the two sides and analysts.
— NEXTA (@nexta_tv) January 24, 2024
An IL-76 military transport plane crashed around 11:00 a.m. Moscow time in the Belgorod region. All on board were killed, regional governor Vyacheslav… pic.twitter.com/4O8F2d0r0g
De acordo com o Ministério da Defesa russo, a aeronave transportava prisioneiros de guerra da Ucrânia que seriam trocados em uma operação de resgate.
"A bordo estavam 65 militares ucranianos capturados, sendo transportados para a região de Belgorod para troca, seis tripulantes e três escoltas", disse o Ministério da Defesa.
O avião é do modelo Il-76 e pode transportar até 90 passageiros, além de quatro unidades de equipamento de combate.
Vyacheslav Gladkov, governador de Belgorod, afirmou que a queda ocorreu no distrito de Korochansky, nordeste da cidade de Belgorod. Ele segue para o local para inspecionar o incidente. O Kremlin também investiga o caso.