Desde a semana passada, pelo menos 55 pessoas morreram devido a uma intensa tempestade de neve e temperaturas congelantes que assolaram os Estados Unidos. O alerta de nevasca abrange mais de 70 milhões de norte-americanos em todo o país.
O estado de Oregon foi fortemente impactado, com tempestades de gelo causando quedas de árvores e interrupção de linhas de energia.
Em Portland, Oregon, pelo menos 10 pessoas perderam a vida desde a última sexta-feira devido às tempestades e ao frio. Três vítimas faleceram quando um galho de árvore derrubou uma linha de energia sobre um veículo. O Departamento de Bombeiros de Portland explicou que as vítimas, ao saírem do carro, tocaram o chão e o veículo, tornando-se parte de um circuito elétrico ativo que resultou na eletrocussão.
A nevasca atingiu Washington e Oregon, principalmente, aumentando o peso nos galhos das árvores e aumentando o risco de quebra e danos nas linhas de energia. Mais de 45 mil residências e empresas em Washington e Oregon ficaram sem energia na quinta-feira devido às tempestades.
As temperaturas extremamente baixas colocam em risco a saúde, com a exposição da pele por mais de 10 minutos podendo resultar em congelamento.