Eleições nos EUA: quem são os concorrentes à vaga dos Republicanos

Donald Trump venceu as prévias na última segunda-feira (15) com larga vantagem. A disputa segue com três nomes, contando com Trump. Veja quem são os candidatos.

1- Donal Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o primeiro nome que busca conseguir a vaga dos Republicanos nas Eleições de 2024. Natural de Nova York, o empresário ficou conhecido anteriormente por ser uma personalidade da TV norte-americana. Se tornou um político controverso, com ideias conservadoras e com um discurso anti-imigração que foi uma das principais pautas discutidas durante sua candidatura em 2016. Foi eleito naquele ano, mas não se reelegeu em 2020, perdendo para o democrata Joe Biden.

2- Ron DeSantis

Nas prévias, o segundo lugar ficou com o atual governador da Flórida, Ron DeSantis. O político, que é o principal nome contra Trump, obteve 8 delegados nas prévias — 12 a menos que o ex-presidente. Com um discurso conservador, o governo de DeSantis foi resistente ao uso de máscaras e a seguir o protocolo contra a Covid-19 durante a pandemia.

2- DeSantis

Em 2022, DeSantis foi reeleito ao cargo de governador com uma ampla vantagem. Sua imagem acabou aparecendo como a única capaz de derrubar Trump, o que não foi bem recebido pelo ex-presidente. Trump direcionou diversos ataques a DeSantis, que anteriormente era seu aliado, o que acabou estagnando o crescimento da popularidade do governador, que agora divide espaço com a rival Nikki Haley pelo segundo lugar.

3- Nikki Haley

Em terceiro lugar ficou a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, com 7 delegados ao seu favor. A imagem de Haley começou a ganhar escopo após o primeiro debate entre os pré-candidatos que aconteceu em Milwaukee, no Wisconsin, no final de agosto de 2023.

3- Haley

Com respostas contundente e pragmáticas sobre aborto, garantindo uma proibição nacional, ela surge como uma alternativa às pessoas que não queriam o retorno de Trump. Haley se mostra em sua campanha como a melhor alternativa para quem quer um governo mais moderado. Diferente de DeSantis, a popularidade de Haley vem aumentando com o passar da campanha.

Desistência

Outros nomes figuraram a disputa. São eles: Vivek Ramaswamy, candidato que recebeu o apoio de 3 delegados nas prévias e desistiu na última segunda-feira, apoiando Trump; Chris Christie, que optou por desistir da corrida presidencial no dia 10 de janeiro; e Asa Hutchinson, que nas prévias não recebeu nenhum apoio e desistiu da corrida presidencial nesta terça-feira (16)

Portal iG - 16.01.2024

Veja como foi as prévias em Iowa!

Montagem Portal iG - 16.01.2024

Fique ligado em tudo!

ig

Veja mais Top Stories