O presidente da Argentina, Javier Milei, se mudou na última segunda-feira (8) para a residência oficial da Presidência do país, a chamada Quinta de Olivos, após passar mais de três meses hospedado em um hotel no centro de Buenos Aires.
A partir de agora, ele viverá e trabalhará na residência localizada no município de Vicente López, ao norte da capital.
A mudança tardia ocorre um mês depois do ultraliberal tomar posse após derrotar seu rival Sergio Massa, em 10 de dezembro, e se deve à burocracia ligada à construção do canil onde viverão seus quatro cachorros. Os cães são da raça mastim inglês, todos clones de Conan, cachorro que o líder já descreveu como seu melhor amigo e morreu em 2017.
"Ainda não posso carregar meus filhos de quatro patas, porque os mastins são muito grandes. Milton [um dos cachorros] mede dois metros [em pé sobre as] duas patas e pesa 100 quilos", explicou o presidente argentino, enfatizando que os materiais necessários para reforçar os canis "são importados" e ele estava à espera deles. "Não quero privilégios".
Além de receber os canis, a Quinta de Olivos foi pintada, teve os colchões trocados e passou por adaptações em quartos de hóspedes para funcionários como sua irmã Karina Milei, atual secretária-geral da Presidência, entre outros.
De acordo com a imprensa local, a demora na mudança também teria ocorrido devido a uma suposta "limpeza de energias".
Milei declarou ainda que não utilizará o helicóptero presidencial e que trabalhará em Olivos, embora se desloque à Casa Rosada às terças e quintas-feiras para reuniões governamentais.