A juíza Mary Kay Holthus, do condado de Clark, em Nevada, foi atacada nessa quarta-feira (3) por um homem, após negar seu pedido de liberdade condicional. O réu respondia por um caso de agressão criminosa e saltou sobre a bancada da juíza após ouvir o veredito.
O ataque foi registrado em um vídeo da sessão. O defensor solicita que a juíza conceda a liberdade condicional a Deobra Redden, de 30 anos, alegando que ele havia passado por tratamento psiquiátrico. Em resposta, a magistrada Holthus agradece o pedido mas nega, afirmando em seguida que "é hora de ele sentir o gosto de outra coisa, não posso ignorar esse histórico".
Veja o vídeo:
Nas imagens, o réu xinga a juíza e, logo depois, corre em direção a ela, saltando sobre a bancada e mirando seu pescoço. Funcionários do tribunal tentam apartar e prestam socorro, e Redden acaba contido, aos socos, por seguranças. Desde 2015, ele havia sido condenado por três crimes, e se declarou culpado da última acusação de agressão.
“Aconteceu tão rápido que foi difícil saber o que fazer”, disse Richard Scow, promotor-chefe do condado que processou Redden. Quando chegou ao tribunal nessa quarta, o réu não estava sob custódia. A juíza sofreu ferimentos leves. Um agente do tribunal também ficou ferido e foi levado ao hospital.
"Enviamos nossos mais sinceros votos de melhoras à juíza do Tribunal Distrital Mary Kay Holthus e ao delegado ferido em seu tribunal hoje", escreveu a Procuradoria-Geral de Nevada em uma nota institucional publicada no X (antigo Twitter). "A sua dedicação à justiça e ao tribunal é verdadeiramente louvável. Desejamos a ambos uma rápida recuperação".