O economista Javier Milei chegou ao Congresso Nacional da Argentina para o início da cerimônia de posse como presidente do país. Agora pela manhã, Milei fez o juramento e recebeu a faixa e o bastão presidenciais do agora ex-presidente, Alberto Fernández.
O primeiro discurso de Milei como presidente não deve ser feito dentro do Congresso, mas sim do lado de fora, onde espera que seus apoiadores estejam. Nas redes sociais, o ultralibertário convocou a população a ir à sua posse levando bandeiras da Argentina.
Depois, Milei seguirá para a Casa Rosada, onde cumprimentará as delegaçnoes estrangeiras. O presidente eleito pretende descer na Praça de Maio e cruzá-la a pé, rumo à Casa Rosada.
No final da tarde, por volta das 17h, os ministros de Milei devem tomar posse, cerimônia que será seguida por um culto inter-religioso na Catedral Metropolitana de Buenos Aires. À noite, haverá uma apresentação no Teatro Colón.
Entre os líderes que confirmaram presença no evento estão Luis Lacalle Pou (Uruguai); Santiago Peña (Paraguai); Daniel Noboa (Equador); Gabriel Boric (Chile); Viktor Orban (Hungria); Rei Felipe VI (Espanha); Renato Florentino Pineda (Honduras); e Volodymyr Zelensky (Ucrânia).