Resgate de trabalhadores indianos só deve acontecer perto do Natal

Trabalhadores estão presos em túnel na cordilheira do Himalaia há 14 dias

Resgate de trabalhadores presos em túnel na Índia deve durar mais um mês
Foto: Flipar
Resgate de trabalhadores presos em túnel na Índia deve durar mais um mês

O Exército indiano segue mobilizando esforços para realizar o resgate dos  41 trabalhadores presos em um túnel subterrâneo no Himalaia desde o dia 12 de novembro.

Neste domingo, um maquinário especial para operações de resgate irá chegar a Uttarashi, cidade no norte da Índia  onde estão localizados os trabalhadores.

Essa será a segunda máquina levada ao local para tentar realizar o resgate. Na última semana as autoridades tentavam alcançar o local onde as vítimas estão, mas a ferramenta utilizada para a operação quebrou.

Agora, a expectativa oficial é que os trabalhadores só sejam resgatados no fim de dezembro, próximo ao Natal, afirmou Arnold Dix, especialista em túneis que trabalha em cooperação com os oficiais indianos.

O túnel em que os trabalhadores estão presos possui 8,5 metros de altura e mais de 2 km de extensão. Oxigênio, água e alimentos estão sendo fornecidos para as vítimas, que se comunicam com as equipes de resgate via rádio.

As autoridades indianas trabalham com duas opções de resgate: a primeira é uma máquina que faz um corte a plasma para retirar as estruturas metálicas e tentar instalar um grande tubo de aço para que os trabalhadores deixem o túnel.

Segundo o ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, as autoridades tentam também realizar uma abertura vertical de 89 metros de profundidade para retirar as vítimas.


A construção do túnel na região é polêmica. A ideia do projeto é realizar uma ligação a diversos templos hindus por baixo da Cordilheira do Himalaia, mas os impactos ambientais da obra geraram muito debate nos últimos anos.